O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) completou neste ano, no mês de março, 25 anos de existência e de prestação das atividades de policiamento, fiscalização e educação ambiental no Estado. Finalizando as comemorações, serão lançados, às 10h, desta quarta-feira (11), o selo e o cartão postal com referência aos 25 anos do BPMA, na abertura da Feira do Verde. A feira está montada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
Além do lançamento inédito, a Unidade Especializada estará participando mais uma vez entre os dias 11 e 15 de dezembro da 24ª Feira do Verde, com um estande expondo fotografias das atividades operacionais da unidade de todo o Estado, coletadas a partir de relatórios fotográficos que acompanham as ocorrências ambientais, confeccionadas pelos próprios policiais durante o serviço.
Serão expostos também vários animais silvestres taxidermizados, materiais reciclados, equipamentos para contenção e manejo de animais silvestres e banners. O estande contará ainda com a exibição de um vídeo institucional do BPMA e a distribuição de folders, visando sensibilizar e conscientizar o público de todas as idades, para a preservação e proteção do meio ambiente.
A Feira do Verde é o maior evento em educação ambiental no Estado e tem o objetivo de envolver poder público, empresas e sociedade neste tema. “É mais uma oportunidade que temos de ampliar a interação entre a Polícia Ambiental e a sociedade na defesa da vida e do meio ambiente”, afirmou o comandante do BPMA, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes.
O lançamento do selo e do cartão postal está inserido no plano de comando do BPMA e foi idealizado e discutido há cerca de dois anos, havendo uma expectativa muito grande pelos integrantes da Polícia Militar em ver esse fato inédito se concretizando.
Várias reuniões foram realizadas com o intuito de escolher o modelo e a ilustração pela importância do momento e por se tornarem peças de coleção muito procuradas e de alto valor agregado.
Um pouco da história do BPMA
A primeira unidade de policiamento ambiental, a Companhia de Polícia Florestal, que deu origem ao BPMA, foi instalada no dia 03 de março de 1988, no município de Cariacica. Na época, a subunidade policial era responsável por diversas ações de fiscalização ambiental em todo o Estado.
Atualmente, o BPMA, sediado no município da Serra, conta com o efetivo de 181 policiais militares, que atuam diuturnamente em quatro companhias destacadas no território capixaba, nos municípios de Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Além disso, o BPMA possui outras sete bases operacionais, entre Pelotões e Destacamentos de Polícia Ambiental, protegendo e controlando o uso sustentável de nossas riquezas naturais renováveis e não renováveis e apoiando os diversos órgãos de fiscalização ambiental no Estado.
Além das ações de fiscalização e repressão, o BPMA executa e apoia ações e projetos de educação ambiental, para formação e informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de professores e alunos, no âmbito do Estado.
Serviço
Lançamento do selo e cartão postal dos 25 anos do BPMA
Data: Quarta-feira (11)
Horário: 10 horas
Local: Feira do Verde, Praça do Papa, em Vitória.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573