“Desde quando implantamos o Programa Estado Presente, há quase três anos, locais em que historicamente os poderes públicos estiveram ausentes passaram a receber mais atenção e serviços do Governo. Mais que oferecer segurança, queremos mudar a realidade dessas regiões. Levar outras oportunidades”, disse o secretário de Estado de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc Fajardo, na manhã desta sexta-feira (04), em Vila Velha, durante palestra no VI Congresso Nacional dos Delegados da Polícia Federal (VI CNDPF).
Segundo Duboc, nesses quase três anos do Estado Presente, houve redução significativa do número anual de homicídios, além de ampliação do efetivo das Polícias Militar e Civil, junto com o Corpo de Bombeiros Militar. “Aumentamos, também, os equipamentos de uso para segurança pública, assim como ampliamos os serviços de atendimento aos cidadãos, com mais escolas, unidades de saúde, centros de atendimento social, quadras de esporte, praças públicas, campos de futebol e uma infinidade de equipamentos para uso público, e nas 32 regiões do programa”, conta o secretário.
Programa
O Estado Presente em Defesa da Vida é um programa que leva às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
Com o programa, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.
Congresso
O VI CNDPF, que terminou na manhã do último sábado (05), teve como tema central “Os Desafios da Polícia Federal no Enfrentamento ao Crime Organizado”. Cerca de 250 delegados federais estão participando dos espaços, além de advogados, ministros de Tribunais, juízes, juristas, promotores de Justiça, parlamentares e representantes da sociedade civil organizada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c