Após completar três anos, a unidade especializada da Polícia Militar, a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), passa a ser comandada por um novo oficial. O major Ronaldo Mutz, até então subcomandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), assumiu o cargo na noite dessa segunda-feira (21), no lugar do tenente-coronel Laércio Oliveira, que assumirá o comando do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190). A passagem de comando foi realizada pelos integrantes da unidade que também comemoraram os resultados obtidos durante os três anos de atuação da Rotam.
O evento reuniu oficiais e praças da Corporação, contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Ronalt Willian de Oliveira, além de diversas autoridades estaduais. Durante o evento, o tenente-coronel Laércio ressaltou os resultados alcançados pela tropa.
“Desde sua fundação, em 14 de maio de 2009, até 08 de maio deste ano, a Rotam foi a responsável pela detenção de 5.026 criminosos, pela apreensão de 817 armas de fogo e por mais de meia tonelada de droga apreendida. Em pouco tempo de atuação, a Rotam mostrou a que veio. Os resultados compravam isso”, disse oficial, que estava à frente da Rotam desde julho de 2010.
Na ocasião, o novo comandante da unidade falou do desafio em assumir o cargo e ressaltou que irá se empenhar ao máximo para fazer um bom trabalho à frente da unidade, assim como o serviço prestado pelo ex-comandante.
"Vou me empenhar ao máximo para dar continuidade ao bom trabalho realizado pelo tenente-coronel Laércio na Rotam, que é um Batalhão ainda novo, com apenas três anos de história, mas já tem muitos serviços prestados à segurança pública no Estado", afirma o major Mutz.
Sobre o novo comandante
O major Mutz ingressou na PMES em fevereiro de 1990. Nascido em Baixo Guandu ele tem 45 anos de idade, é casado e pai de dois filhos. O futuro comandante da Rotam já trabalhou no 1º Batalhão da PM, foi chefe de curso e da Seção Técnica de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Corporação.
O oficial também atuou na Companhia de Choque, antecessora do BME e também foi piloto de helicóptero do Núcleo de Operações de Transportes Aéreos (Notaer). Mutz também possui cursos especializados na área de segurança pública, de pilotagem de helicóptero, além de um mestrado de História Política e Social pela Ufes. No Batalhão de Missões Especiais, o major Mutz estava há pouco mais de um ano como subcomandante. Em junho ele deve ser promovido ao posto de tenente-coronel.
Balanço e investimentos
Desde 2009, as ações da Rotam também garantiram a apreensão de R$ 515.372,60 em espécie, além do cumprimento de 383 mandados de prisão. Para expandir os trabalhos operacionais da Rotam, já está previsto para este ano a entrega de mais 30 viaturas e 15 motocicletas que serão usadas para o patrulhamento tático. Os recursos serão disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). As viaturas, modelo Hilux 3.0, contarão com sistema de radiocomunicação digital, GPS e computadores de bordo com acesso online aos dados da Sesp, do Detran|ES e do Denatran.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br