A solenidade militar em comemoração aos dois anos da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória. No evento estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, o secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, André Garcia, o deputado estadual, Da Vitória, comandantes de batalhões da Grande Vitória e representantes de associações militares.
Houve a apresentação do Hino da Rotam e foram homenageados seus destaques operacionais do 2º, 3º e 4º trimestres de 2010 e 1º trimestre de 2011. Também foram entregues as medalhas das equipes ganhadoras dos jogos internos da unidade, realizados nesta semana.
O secretário Extraordinário de Ações Estratégicas comentou a importância da criação da Rotam: “As ações realizadas pela Rotam são focadas na redução da violência, na retirada de armas e drogas das ruas, e a decisão de criá-la com a tarefa específica de Ronda foi muito acertada. E com a implantação do Projeto de Redução de Homicídios acredito que a Polícia Militar, por meio da Rotam, contribuirá ainda mais para a redução da violência em nosso Estado”, disse.
Com um efetivo de 153 policiais militares, em dois anos de atuação a unidade apreendeu 6.767 munições e 520 armas de diversos calibres, além de 493 quilos de maconha, 30 quilos de cocaína e 139 quilos de crack. Atualmente a unidade funciona no Quartel do Comando Geral da PMES.
Histórico
A Rotam é uma unidade especializada da Polícia Militar do Espírito Santo, com atuação em todo o Estado, criada em 14 de maio de 2009. Na ocasião 40 policiais militares, lotados no Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), foram treinados e realizaram o primeiro serviço da unidade. Era a estruturação da Companhia de Patrulhamento Tático Motorizado (CPTM), com abrangência em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.
No dia 20 de julho de 2009, o então comandante geral da PMES, coronel PM Oberacy Emmerich Júnior, reuniu no auditório do CPOM, os oficiais que seriam responsáveis pela elaboração do projeto de uma Unidade de Patrulhamento Tático Motorizado, junto com o efetivo da CPTM e remanescentes dos Grupos de Apoio Operacional (GAO) dos Batalhões da Grande Vitória.
Com a sanção da Lei Complementar nº 533, de 28 de dezembro de 2009, as condições necessárias para a criação jurídica do batalhão foram atendidas. O Decreto nº 2.476-R, de 26 de fevereiro de 2010, regulamentou a organização básica da PMES e estabeleceu que a Rotam é uma Unidade Operacional com competência para realizar a polícia ostensiva e preservação da ordem pública pela modalidade de patrulhamento tático motorizado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br