Nesse sábado (19), uma equipe da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) esteve na localidade de Claros Dias, no município de Vargem Alta, para deixar com a comunidade 200 mudas. No local está sendo recuperada uma nascente, mediante o plantio de essências nativas da Mata Atlântica. As mudas serão plantadas pelos moradores em regime de mutirão.
Esta foi a segunda visita dos policiais em ações de plantio, que foi iniciado no mês de maio deste ano, e que contou com a participação de alunos da Escola Pedro Milaneze, em uma ação prática de educação ambiental, quando foram plantadas 500 mudas de árvores nativas.
De acordo com o sargento José Silva, idealizador do Projeto Recuperando Nascentes, “esta é uma bandeira que a nossa Instituição tem levantado e que será levada para os municípios vizinhos, com o objetivo de proteger as nascentes que fazem parte da bacia do Rio Itapemirim. Precisamos agir e o apoio das comunidades é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos”. Ressaltou o sargento.
Primeira etapa: plantio de 500 mudas
A primeira etapa do plantio ocorreu no último dia 07 de maio, com a participação de 43 estudantes da escola Pedro Milaneze, com idades entre 08 e 10 anos, os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos ministrados, já que cada um deles realizou o plantio de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica com o plantio de 500 mudas de árvores nativas, tais como ipê, angico, quaresmeira, aroeira, dentre outras.
O local de plantio foi identificado a partir das ações de fiscalização, nas quais o sargento José Silva, tomou conhecimento de que a nascente que abastece a comunidade, que tem aproximadamente 25 famílias, está com um volume de água baixo, já no limiar da possibilidade de atendimento dos moradores. Por isso, foi contatado o proprietário da área que, diante dos argumentos que lhe foram apresentados, aceitou ceder a área para o plantio.
A partir daí, foram feitos contatos com outros órgãos e atores sociais, sendo marcada uma reunião na comunidade, que aconteceu no dia 18 de março de 2014. Nesta reunião, se fizeram presentes o prefeito municipal, secretários de meio ambiente, obras, representante da Câmara de Vereadores e cerca de 40 pessoas residentes na comunidade, que trataram do assunto, que se reveste de grande importância para aquela região.
Doação das mudas:
A Polícia Ambiental solicitou mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para o plantio na primeira etapa que foram cedidas pela Pastoral da Ecologia de Cachoeiro de Itapemirim. A municipalidade, por sua vez, assumiu o compromisso de ceder o material, como estacas, mourões e arame, para proteger a área, possibilitando o plantio das mudas. Já a comunidade se comprometeu a participar do processo de plantio das mudas e dos cuidados necessários para que no local se forme uma vegetação que possibilite a recuperação da nascente.
Filmagens da primeira etapa:
https://www.youtube.com/watch?v=SlHxExoFM7c&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=Qf-xcSGbFRw
https://www.youtube.com/watch?v=3wD3qv3-Vp0
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573