Durante preventivo realizado nesse fim de semana e nessa segunda (07), policiais militares do 1º Batalhão apreenderam armas, entorpecentes e recuperaram veículos em ações nos bairros de Vitória. Nove pessoas foram detidas durante as ocorrências.
Na madrugada de hoje (07), policiais militares do serviço reservado do 1ºBPM, juntamente com equipes do Grupo de Apoio Operacional (GAO) desencadearam uma operação a fim de abordar suspeitos de tráfico de entorpecentes e comercialização ilícita de armas de fogo. Após levantamentos, os militares tiveram êxito em recuperar armamentos que estavam sendo transportados de Foz do Iguaçu para Vitória. Foram apreendidas uma pistola calibre 40, de numeração raspada e com dois carregadores, além de uma pistola calibre 9 milímetros e dois carregadores. O material foi localizado dentro de um ônibus com um dos suspeitos, em Guarapari. Outros acusados de envolvimento foram detidos em Iconha e Vila Velha. Ao todo, quatro pessoas foram presas.
No domingo (06), durante patrulhamento na Rua Eugenílio Ramos, no bairro de Jardim da Penha, uma guarnição visualizou dois adolescentes em atitude suspeita. Durante a abordagem, os policiais verificaram que os menores estavam com capacetes em mãos, e um deles estava com uma chave e uma nota fiscal de um ciclomotor Shineray. A guarnição prosseguiu com os abordados até o local onde o veículo estava estacionado e durante a vistoria foi constatado que o chassi apresentava restrição de furto/ roubo. A dupla foi apreendida.
No bairro São José, após denúncias de disparos de arma de fogo em via pública, os militares foram averiguar e visualizaram uma pessoa efetuando disparos em direção a uma residência. Foi dada voz de prisão e o suspeito se rendeu. Um revólver calibre 38 foi apreendido.
No sábado (05), em patrulhamento pelo bairro Bonfim, policiais identificaram uma pessoa portando arma de fogo, que logo correu para dentro de uma residência assim que avistou a guarnição. Ao serem autorizados pelo proprietário, os militares começaram a realizar as buscas e encontraram F.H. M., de 33 anos, com uma pistola calibre 40, 50 munições e um colete balístico preto em mãos. No interior da residência ainda foi encontrado um rádio comunicador e mais quatro baterias do referido rádio, além de uma identidade falsificada. Ao verificar o nome verdadeiro do suspeito junto ao Ciodes, foi constatado que ele possuía inúmeras passagens pela justiça e estava aguardando recaptura por evasão do sistema prisional.
No bairro Enseada do Suá, ao realizar patrulhamento pelo local, a guarnição percebeu o volume na cintura de um suspeito e realizou abordagem. Ele estava com um simulacro de arma de fogo e foi detido. A equipe verificou que o suspeito possuía passagem por roubo no ano de 2010 e estava com alvará de soltura.
Na sexta-feira (04), mais um suspeito foi detido, desta vez com drogas, no bairro Jesus de Nazareth. Foram apreendidos dois pedaços grandes de crack e um pé de maconha. Novamente na Enseada do Suá, equipes realizaram incursão a pé no “Morro da Garrafa”, e apreenderam 51 pedras de crack, 21 buchas de maconha e 12 papelotes de cocaína. Nesta ação, ninguém foi detido.
No bairro Inhanguetá, um veículo Peugeot de cor preta com restrição de furto/roubo foi recuperado.
Todos os envolvidos, materiais apreendidos e veículos recuperados foram encaminhados ao plantão policial local.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Leidy Mendonça
Tels. (27) 98802-3244 / 99607-2978 / 3636-1573