A Polícia Ambiental destruiu 189 gaiolas apreendidas durante operações realizadas no segundo semestre de 2014. A ação foi na manhã dessa quarta-feira (07). Todo o material se encontrava no depósito da 2ª Companhia Ambiental, em Colatina.
O Comandante da 2ª Companhia, capitão Anderson Zambon Alves, ressaltou que “a fiscalização constante e ações realizadas durante todo ano, resultam em inúmeras apreensões que contribuem para o fim a que se destina o policiamento ambiental, que é a defesa da vida e do meio ambiente”.
No ano de 2014, de janeiro a dezembro, segundo os levantamentos, foram recolhidos 802 animais silvestres, dentre aves, pássaros e répteis somente pela 2ª Companhia Ambiental.
As apreensões dos materiais são registradas em boletins de ocorrência ambiental de crimes contra fauna. A manutenção de animais silvestres em cativeiro gera dano ambiental, devido à importância desses seres nos ecossistemas.
Constatado o ilícito ambiental, os policiais apreendem o animal e o material usado para guarda ilegal. Posteriormente, este animal será encaminhado ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho no município de Aracruz, que conta com profissionais capacitados a reintroduzir esses animais ao habitat natural, enquanto os materiais apreendidos, tais como gaiolas de arame, plástico ou madeira, viveiros, além de armadilhas principalmente alçapões, permanecem depositados na sede da 2ª Companhia Ambiental aguardando para que seja realizada a destruição.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573