Governo do Estado do Espírito Santo
22/09/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h57

Projetos sociais de Unidade da PM são homenageados na Câmara Municipal de Vitória

Na noite dessa quinta-feira (22), dois projetos sociais do 1º Batalhão – “Patrulha da alegria” e “Lutando pela vida” – foram homenageados durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vitória.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, vereador Fabrício Gandini, foi quem propôs a homenagem aos policiais militares, instrutores e demais participantes dos projetos que, na oportunidade, receberam placas com título de honra ao mérito como reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.

De acordo com o subcomandante do 1º BPM, Major João Eduardo Martinelli Junior, esse prestígio é o resultado de todo suor, sacrifício e dedicação dos militares e voluntários que se doam diariamente por essas crianças e suas famílias, em sua maioria carentes, e que vivem em áreas críticas da capital.

“Sem dúvidas, iremos colher ainda mais frutos posteriormente, quando esses pequenos crescerem e levarem consigo todos os valores sociais, disciplina e respeito com os demais incutidos durante as atividades propostas. Agradecemos muito esse reconhecimento, nos motiva ainda mais a continuar lutando”, opinou.

Lutando Pela Vida

O projeto nasceu com a ocupação e pacificação do Bairro Da Penha, devido aos altos índices de criminalidade, especialmente a taxa elevada de homicídios e a presença do tráfico de drogas.

Ao realizar o policiamento constante na região e com a redução drástica nos números de homicídios nos últimos dois anos, os policiais militares viram a necessidade de desenvolver um projeto para tirar as crianças das ruas e mantê-las ocupadas durante o período em que não estavam na escola.

Segundo o Tenente Joilson Carlos Rangel Manhães, um dos idealizadores do projeto, a arte marcial foi a forma encontrada de aproximar essas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da Polícia Militar, promovendo a integração social e disseminação de valores como disciplina, respeito, bom comportamento e incentivo ao esporte e à atividade escolar.

“Atualmente, o projeto atende mais de 300 crianças desde que iniciamos nossos trabalhos em julho deste ano, quando foi efetivamente colocado em prática. São oferecidos sete tipos de artes marciais, de segunda a sexta, entre oito da manha e oito da noite. Não medimos esforços para manter esse projeto e somos muito gratos a todos que nos ajudam sejam eles voluntários ou doadores”, frisou o tenente.

Patrulha da Alegria

O projeto também é composto por voluntários policiais militares e civis que através de apresentações lúdicas em escolas, eventos e em bairros, leva muita alegria e interação para as crianças e adolescentes. Os policiais vestem-se de palhaços e realizam diversas brincadeiras, promovem passeios de quadriciclo, disponibilizam pula-pula, fotos com uma mini farda da PM, algodão doce, pipoca e realizam várias oficinas com os pequenos.

“Trocamos a farda por fantasias, continências por sorrisos. Mostramos que por baixo do uniforme tem seres humanos como eles, que gostam de brincar e levar alegria para crianças e seus familiares. É uma forma de promover a interação da Polícia Militar com a comunidade, vencendo barreiras, mostrando que a criança não deve ter medo do policial mas, sim respeito. Só temos a agradecer as famílias, e todos que apoiam nosso projeto pelo reconhecimento”, opinou Sargento Marcílio Suhett do Amaral, idealizador do “Patrulha da Alegria”.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard