Governo do Estado do Espírito Santo
23/06/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h18

Projeto Social desenvolvido entre Unidade Especializada da PM e a Estação Conhecimento forma sua 1ª turma

Na última semana foi realizado o encerramento do 1º Curso de Adestramento Nível Básico oferecido ao estudante de escolas públicas da Grande Vitória. O projeto foi realizado em parceria entre o Batalhão de Missões Especiais (BME), Unidade Especializada da Polícia Militar e a Estação Conhecimento, visando criar oportunidades de emprego e renda aos jovens.

Foram oferecidas 20 vagas a estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 16 a 23 anos. Nove alunos conseguiram completar às 100 horas aula exigidas e conquistaram o diploma de adestrador, no nível básico, chancelado pelo BME.

Os instrutores, todos do BME, destacaram a dedicação dos formandos. Segundo o sargento Amaral, os alunos que conquistaram os diplomas fizeram por merecer e, apesar de todas as dificuldades, agora poderão exercer uma nova atividade, cuja remuneração pode ultrapassar os 10 salários mínimos. “A renda do adestrador depende muito da quantidade de cães que ele consegue adestrar e da modalidade de treinamento que ele quer seguir. O leque é muito amplo e as possibilidades infinitas”, disse o sargento.

O aluno Bernardo, recém-formado, disse, após apresentar com grande desenvoltura o que seu cão aprendeu durante o curso, que pretende se associar a outro adestrador e se lançar no mercado com várias propostas, dentre elas, o Agility, modalidade em que o cão supera obstáculos em uma pista no menor tempo possível. “Buscarei mercados na Grande Vitória e apresentarei meu trabalho. Tudo o que aprendi aqui me trará resultados positivos, mas não pretendo parar. Vou me especializar ainda mais e crescer nessa profissão. Hoje colho os frutos da semente plantada por vocês e agradeço por essa oportunidade”, disse, visivelmente empolgado, o jovem Bernardo.

A parceria pelo projeto está mantida e, segundo o Comandante do BME, tenente-coronel Ramalho, em breve novos cursos serão oferecidos às comunidades carentes. “Hoje alcançamos nosso objetivo: conseguimos oferecer uma oportunidade digna de emprego a quem precisa, cumprindo nosso papel social. Agradeço a esses bravos profissionais que se disponibilizaram em suas horas de folga para fazer acontecer esse projeto. Agradeço à Estação Conhecimento, parceira que não mediu esforços para garantir a qualidade proposta e necessária ao desenvolvimento do curso. Por fim, agradeço aos alunos que mostraram que com boa vontade e dedicação não existem obstáculos que não possam ser superados para alcançar o que se deseja”, finalizou o oficial.

O BME estuda a viabilidade de outros projetos de aproximação com a comunidade. Segundo o subtenente Anthony, responsável pelo setor de comunicação do Batalhão, os projetos de cunho social possuem grande importância para o Comando do BME e serão colocados em prática tão logo seja possível.

A cerimônia de encerramento e entrega dos diplomas aconteceu no salão da Estação Conhecimento, no bairro Cidade Continental, na Serra, e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Gerente de Integração Comunitária do Governo do Estado do ES Alessandro Daróz.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard