Governo do Estado do Espírito Santo
08/12/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h59

Projeto social da Polícia Militar conquista prêmio Inoves 2013

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), projeto social desenvolvido pela Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, conquistou o prêmio Inoves 2013, na categoria mais disputada do prêmio, “Resultados para a Sociedade”, tendo concorrido com mais de 100 projetos.

A premiação foi realizada na noite do último dia quinta-feira (05), em Vitória e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky, demais secretários de Estado, além de prefeitos e representantes do Legislativo e do Judiciário capixaba.

O resultado é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe, afirma o coordenador Estadual do Proerd, tenente-coronel Jailson Miranda. “Essa premiação pertence a todos os instrutores, mentores, facilitadores, pedagogos e demais colaboradores do Proerd na PMES, é o resultado de 12 anos de trabalho incansável de cada instrutor, que é quem está na sala de aula em contato com as crianças. Desde 2011 estamos trabalhando com foco em resultados e os frutos estão aparecendo. Este prêmio pertence a todos os instrutores que não medem esforços para o sucesso do Programa”, destacou o coordenador.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância de projetos e ações inovadoras no serviço público do Estado. Já o secretário Pablo Rodnitzky, disse que a qualidade dos trabalhos que concorreram ao prêmio mostra que os servidores têm se aprimorado e se capacitado para oferecer serviços inovadores e de qualidade para a população capixaba.

Além do Proerd, recebeu também menção de destaque por atitude empreendedora o sargento Alberto Pereira da Silvado, que atua no Regimento de Polícia Montada (RPMont). O militar foi agraciado com a menção especial “Ricardo de Oliveira”. A menção foi o reconhecimento de vários anos de dedicação do policial à frente do projeto Equoterapia, que tem a finalidade de ajudar no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Outro projeto desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Secretária Estadual de Educação (Sedu), agraciado com o Prêmio Inoves 2013, foi a “Patrulha Escolar”. O projeto foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e venceu na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos

Premiação

Os vencedores do Inoves 2013 recebem, além do troféu feito em ouro e o certificado, um kit multimídia composto por equipamentos de informática, no valor total de R$ 15 mil.

O Proerd em 2013

A premiação do Inoves 2013 reflete os números alcançados pelo programa neste ano. Segundo dados da Coordenação Estadual, o Proerd, até o momento, já alcançou 37.072 atendimentos diretos, de uma meta de 40 mil atendimentos e podendo chegar aos 50 mil.

Foram formados 30 novos instrutores e outros quatro policiais militares mentores, no programa. Neste ano também 119 instrutores receberam a atualização do currículo Proerd “Caindo na Real”, aplicado ao 7º ano do ensino fundamental. Esse também foi o número de instrutores que foram habilitados para os currículos da educação infantil e séries iniciais. Outros 62 instrutores receberam a capacitação do currículo país/comunitário.

O Proerd atende 224 escolas atendidas pelos Proerd, em 54 municípios do Estado. Além de atendimentos indiretos, com palestras, recreio no quartel, seminários e encontros.

O Proerd

Orientação para prevenir o uso de drogas é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo há mais 12 anos, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, em sua Seção de Prevenção Ativa.

O Programa nasceu de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com a grande demanda de apreensão de drogas em Los Angeles, na década de 1980, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos EUA para as polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo no Brasil.

No Brasil, o Dare recebeu a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, sofrendo adequações necessárias à cultura local, mas mantendo a metodologia original. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

O Proerd é voltado para alunos das séries iniciais, do ensino fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência. Existe também o programa voltado para Pais e Comunidade, com a proposta de reforçar o diálogo na família, ensinar aos pais a perceberem sintomas de drogas nos filhos e criar ferramentas de ajuda aos pais a supervisionarem seus filhos.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard