Governo do Estado do Espírito Santo
24/01/2018 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 16h46

Projeto "Saúde Itinerante" da PMES chegará às Unidades do interior do estado

Com as melhorias no serviço de saúde da Polícia Militar, os programas preventivos chegarão às Unidades do interior do estado de forma itinerante. Um ônibus foi recentemente adquirido para expandir o atendimento e levar também os serviços do Programa de Saúde Mental e Perícias Médicas aos policiais militares lotados fora da região da Grande Vitória.

Os programas oferecidos serão de assistência e controle do diabetes mellitus, hipertensão arterial, tuberculose, tabagismo e DST/AIDS. Os projetos funcionam dentro do Hospital da Polícia Militar, desde abril de 1997, desenvolvendo atividades preventivas e educativas por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas áreas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos farmacêuticos. Além destes, serão oferecidos o Programa de Saúde Mental e também o Serviço de Perícias Médicas.

Para o Comandante-Geral da PMES, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, a intenção é que os policiais militares lotados no interior tenham um acesso mais facilitado a essa gama de serviços. “O objetivo é que o nosso profissional de todas as Unidades da Polícia Militar do Espírito Santo, incluindo seus familiares e dependentes, possa dispor de uma boa retaguarda de assistência à saúde física e mental”, explicou.

De acordo com o Diretor de Saúde da PMES, Coronel Márcio Eugênio Sartório, o projeto “Saúde Itinerante” é uma conquista que faz parte da revitalização dos serviços de proteção social e proteção à saúde da família militar, firmado entre a PM e o Governo do Estado. “Posteriormente, será estudada a instalação de ambulatórios dentro das Unidades, para um atendimento ainda mais próximo da tropa”, informou.

Com frequência, as equipes dos Programas Preventivos realizam ações externas de prevenção nos quartéis e também fora do ambiente militar, através de palestras educativas, aferição de pressão arterial, medição de monóxido de carbono, avaliação do grau de dependência da nicotina (Teste de Fagerström), medição de glicose, entre outras ações.

O objetivo principal é detectar alterações que necessitem de melhor avaliação, acompanhamento e tratamento em grupo ou individual, bem como orientações quanto a estas patologias, além de incentivar o militar e seu familiar a modificar seus hábitos, ambiente e estilo de vida, para redução dos riscos e melhora da saúde e bem-estar.

Os serviços oferecidos nas Ações Preventivas do HPM funcionam de 2ª à 6ª feira, de 07h30min às 17h30min, nos ambulatórios II e III.

Acesse as redes sociais da PMES e da Diretoria de Saúde para mais informações.

Instagram: @policiamilitares_oficial
@diretoriadesaudepmes

Facebook: /policiamilitares
/diretoriadesaudepmes

Contato: (27) 3636-6552 e 3636-6557
Endereço: Av. Joubert de Barros - 555 - Bento Ferreira - Vitória - ES
E-mail: acaopreventiva.ds@pm.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard