Governo do Estado do Espírito Santo
30/07/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h32

Projeto Rua Segura pode chegar a mais 11 bairros de Vila Velha


Projeto “Rua Segura”, desenvolvido pela Secretaria do Estado de Segurança Publica (Sesp), pode chegar a mais 11 bairros da região de Vila Velha. O projeto prevê Rádio comunicador para comerciante acionar PM e pedir policiamento ostensivo, aumentando assim a sensação de segurança.

O projeto é desenvolvido apenas no Bairro Praia da Costa, mas pode ser aumentado para mais 11 bairros, com isso aumenta a parceria entre a sociedade e os órgãos de segurança pública, auxiliando no enfretamento da criminalidade, por meio do monitoramento mais intenso das vias públicas. Assim que a parceria é firmada, os bairros passam a contar com a melhoria do policiamento ostensivo motorizado de Polícia Militar.

Apresentado para mais de 50 comerciantes e moradores dos bairros Ibes, Santos Dumont, Jardim Colorado, Jockey de Itaparica, Jardim Asteca, Novo México, Santa Inês, Coqueiral de Itaparica, Soteco, Ilha dos Bentos e Vila Nova o projeto é visto com bastante entusiasmo é o que garante a presidente da Associação de Moradores de Vila Nova, Adilma Pinto Carvalho. Quando afirma que: “Para nós, seria ótimo, temos policiais passando, mas o reforço é necessário. Sabemos que o contingente é pouco, mas o policiamento maior inibiria roubos”.

“Nossa Principal limitação é que esses comerciantes precisam formar uma associação para poder firmar a parceria para receber a Rua Segura. Eles mostraram-se bastante interessados, principalmente por ser essa região uma das que possuem as maiores índices de furto e roubos em comércio da cidade”. Afirma a tenente-coronel Sônia do Carmo Grobério, comandante do 4° Batalhão.

“Os comerciantes são treinados para enfrentar em contato com essas viaturas quando for preciso. Eles ganham um rádio de acesso rápido aos policiais, que vão até o local dos problemas” explica a tenente-coronel.

Os interessados que aderir a rua segura podem fazer pedidos e assinar convênio com a Sesp. As comunidades, no entanto , precisam estra organizados em associação de moradores ou comerciantes, por exemplo. É importante lembrar que a PM disponibiliza policiais de moto para realizar o policiamento ostensivo. A associação de moradores do bairro fica responsável pela locação dos rádios que são utilizados para contato com os militares.
Região rural, além da Rua Segura a Zona Rural da cidade mais precisamente a comunidade de Xuri passou a contar um policiamento mais presente há cerca de um mês, trata-se do projeto Patrulha Rural.

“Nossa intenção é estender o projeto para vários outros bairros, aumentando a integração entre a população e a policia” Finaliza a tenente-coronel Sônia Grobério.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard