Governo do Estado do Espírito Santo
13/09/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h43

Projeto equoterapia da Cavalaria da PM recebe visita de grupo de capoeira


Os participantes do Projeto de equoterapia do Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar, receberam na manhã desta sexta-feira (14) a visita do grupo de capoeira Método Art., do mestre Rogério Souza Borges, conhecido como “Jacaré”. O grupo de capoeira conheceu o projeto desenvolvido pelos policiais militares e aproveitou para mostrar suas habilidades em uma roda de capoeira que contou, inclusive, com a participação de três capoeiristas com deficiências (paralisia cerebral e sequelas congênitas). Prestigiaram a visita e a apresentação o comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian de Oliveira e o comandante do RPMont, tenente coronel Márcio Eugênio Sartório.

A equipe e os participantes atendidos pelo projeto de equoterapia puderam conferir de perto a modalidade de capoeira, conhecendo pessoas que, apesar de suas limitações físicas, são atletas e participam de atividades com desenvoltura e alegria. “A capoeira é mais que uma arte marcial, é uma expressão cultural que combina esporte, dança e música” informou mestre “Jacaré”.

O objetivo da apresentação e a visita do grupo ao RPMont é apresentar outras realidades e formas de inclusão aos praticantes de equoterapia que durante o processo terapêutico tentam superam suas dificuldades.

Segundo o sargento Alberto, “buscamos proporcionar e apresentar aos pacientes da equoterapia exemplos positivos de pessoas com deficiência que estão inseridas em atividades diversas, que, como eles, também buscam superar seus limites e ter qualidade de vida”, concluiu Alberto.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando a reabilitação e/ou o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência.

O objetivo principal da equoterapia é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, respeitadas suas limitações, visando à autoaceitação, integração social, além de possibilitar-lhe o exercício da cidadania. Nela, o cavalo é o elemento que incentiva o praticante, oferecendo-lhe ganhos físicos e psicológicos.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 36

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard