Os participantes do Projeto de equoterapia do Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar, receberam na manhã desta sexta-feira (14) a visita do grupo de capoeira Método Art., do mestre Rogério Souza Borges, conhecido como “Jacaré”. O grupo de capoeira conheceu o projeto desenvolvido pelos policiais militares e aproveitou para mostrar suas habilidades em uma roda de capoeira que contou, inclusive, com a participação de três capoeiristas com deficiências (paralisia cerebral e sequelas congênitas). Prestigiaram a visita e a apresentação o comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian de Oliveira e o comandante do RPMont, tenente coronel Márcio Eugênio Sartório.
A equipe e os participantes atendidos pelo projeto de equoterapia puderam conferir de perto a modalidade de capoeira, conhecendo pessoas que, apesar de suas limitações físicas, são atletas e participam de atividades com desenvoltura e alegria. “A capoeira é mais que uma arte marcial, é uma expressão cultural que combina esporte, dança e música” informou mestre “Jacaré”.
O objetivo da apresentação e a visita do grupo ao RPMont é apresentar outras realidades e formas de inclusão aos praticantes de equoterapia que durante o processo terapêutico tentam superam suas dificuldades.
Segundo o sargento Alberto, “buscamos proporcionar e apresentar aos pacientes da equoterapia exemplos positivos de pessoas com deficiência que estão inseridas em atividades diversas, que, como eles, também buscam superar seus limites e ter qualidade de vida”, concluiu Alberto.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando a reabilitação e/ou o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência.
O objetivo principal da equoterapia é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, respeitadas suas limitações, visando à autoaceitação, integração social, além de possibilitar-lhe o exercício da cidadania. Nela, o cavalo é o elemento que incentiva o praticante, oferecendo-lhe ganhos físicos e psicológicos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 36