Governo do Estado do Espírito Santo
01/05/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h19

Programa de equoterapia da Polícia Militar auxilia tratamento de crianças e adultos

“Depois que meu filho começou a fazer a terapia com cavalos seu quadro evoluiu muito. Agora ele tem mais firmeza na cabeça e no tronco, consegue ficar sentado e está mais tranquilo. Quero que ele continue fazendo a equoterapia por muito mais tempo”, diz Martha Helena da Silva Eler, mãe de João Pedro, de 4 anos.

Toda semana Martha leva o filho para as sessões de equoterapia, que são oferecidas pelo Regimento de Polícia Montada (RPmont) da Polícia Militar. João Pedro nasceu com paralisia cerebral, e tem mostrado bons resultados, após quase dois anos de acompanhamento com a equipe de equoterapia do RPMont.

Indicada para pessoas com algum tipo de deficiência, sequelas de acidentes, síndromes de nascença ou adquiridas no decorrer da vida, a equoterapia não é um tratamento e sim um complemento de atividades clínicas. Atualmente, são realizados 60 atendimentos por semana no RPMont.

De acordo com o comandante da unidade, tenente coronel Carlos Henrique França, o Regimento é o único centro habilitado do Estado a oferecer a terapia. “Nossos policiais são voluntários do programa e possuem graduação em equitação, equoterapia e alguns com psicologia. Oferecemos um atendimento especial para pessoas com algum tipo de deficiência. Nosso objetivo é oferecer, por meio da equoterapia, mais qualidade de vida para essas pessoas, bem como a inclusão social. Além da terapia, aproximamos as famílias e propiciamos aos praticantes um ambiente de lazer”, disse o coronel.

Como funciona

O movimento tridimensional do cavalo estimula o corpo inteiro, tanto a parte física quanto a mental. “Estar no cavalo ativa todo esse sistema, gerando estímulos que resultam em ganhos físicos, como a melhora de equilíbrio e postura, além de aumentar a autoestima dos praticantes”, diz o sargento Alberto Pereira da Silva, que faz parte da equipe de equoterapia do RPMont.

O praticante tem contato direto com o animal, por meio de toques e carícias, o que também estimula sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato. Ao todo, quatro cavalos são usados nas sessões de equoterapia, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os cavalos, que já atuaram no policiamento ostensivo, são extremamente dóceis e treinados para esta atividade. Os interessados em conhecer o programa podem procurar o Regimento de Polícia Montada, por meio dos telefones (27) 3636-0250 ou 8886-598.

Serviço:
Centro de Equoterapia – Regimento de Polícia Montada (RPMont)
Endereço: Avenida Boa Vista, s/nº, Boa Vista, Serra.
Telefones: 3636-0250 / 8886-5981

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard