Governo do Estado do Espírito Santo
19/01/2016 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 11h44

Programa “Crack é Possível Vencer” completa mais de um ano de implantação no âmbito da PMES

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e o comando do 1º Batalhão da PMES realizaram a implantação do eixo autoridade do programa “Crack é Possível Vencer” em dezembro de 2014, completando mais de um ano de atuação na capital.

O programa é fruto de um termo de Adesão, assinado em 2012, onde foram pactuados os entes federal, estadual e municipal, no caso, a capital do Estado do Espírito Santo dentro de uma perspectiva integrada em três distintos eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O eixo cuidado, por exemplo, abarca as áreas de saúde e assistência social que retratam o acolhimento da dependência química sob uma perspectiva multidisciplinar e intersetorial, visando implantar um olhar diferenciado e mais adequado ao problema. Nesse ínterim, as prefeituras municipais possuem relevante papel neste cenário que abarca a saúde mental, a abordagem de rua, dentre outros serviços necessários para melhor abordar o problema.

No eixo autoridade, mais precisamente sob a atuação da Polícia Militar, foram implantadas duas bases fixas na região Sul da capital, onde se formaram ilhas de atuações e monitoramento nas quais 38 câmeras estão posicionadas e 24 policiais militares atuam. As regiões contempladas foram no Centro da Capital e nas proximidades da Rodoviária de Vitória, localidades onde historicamente são atingidas com os efeitos devastadores do tráfico e uso de drogas ilícitas.

As bases já receberam visitas por integrantes da SENASP e da Polícia Nacional do Japão em pelo menos três momentos distintos ao longo do ano de 2015, sendo muito bem avaliadas segundo visitas in loco.

Desde a implantação, foram obtidas notícias de reduções de consumos de drogas nas localidades contempladas com o programa e a realização de apreensões de drogas e detenções de traficantes. Embora esses indicadores sejam relevantes, a prevenção é o foco do trabalho.

Para a obtenção dessa vertente, a PMES em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, realizaram trabalhos conjuntos que culminaram na criação da Câmara Técnica Municipal do Programa “Crack é Possível Vencer” que possui como principal objetivo a integração dos eixos cuidado e autoridade, discutindo conjunta e mensalmente aspectos de saúde, assistência e segurança pública.

Para o Diretor Adjunto da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e Vice-Presidente da Comissão interna de avaliação e monitoramento do programa no âmbito da Instituição, Tenente-Coronel Jailson Miranda, “a implantação do programa foi um grande desafio. Capacitamos profissionais de segurança pública com o enfoque voltado para uma visão de prevenção e respeito aos direitos humanos a estas pessoas que consomem drogas nas cenas de uso. Estamos certos de que o problema das drogas é antigo, complexo e migratório; ensejando uma visão muito além de polícia. As apreensões de drogas e prisões de traficantes são diárias no Espírito Santo, mas só isso não basta. Os serviços municipais disponíveis nas áreas de saúde e assistência são fundamentais para que o trabalho seja conduzido de maneira adequada visando às famílias que cada vez mais têm sido reféns dessa tragédia que se alastra”.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard