Governo do Estado do Espírito Santo
22/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h37

Profissionais do Samu 192, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participam de treinamento de urgência no Aeroporto de Vitória


Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão participar, nesta sexta-feira (24), de um simulado de salvamento em casos de atendimentos a urgências de grande porte – como a queda de um avião – no Aeroporto de Vitória. O Curso de Voluntários de Emergência/ Exercício Aeronáutico Completo terá início às 8 horas e ainda contará com a utilização de ambulâncias – duas delas de suporte avançado – motos, helicóptero e viaturas de combate a incêndio e de buscas e salvamentos.

A atividade, realizada anualmente, tem duração de uma semana. Mas, em 2012, a novidade fica por conta do material utilizado para simular uma explosão de aeronave. Em vez de ser usada a queima do querosene, como acontecia rotineiramente, a organização do treinamento optou por usar combustíveis e materiais que agridem menos o meio ambiente, como os sinalizadores.

O coordenador geral do Samu 192, Antonio Gomes Junior, ressalta que essa é uma atividade importante na formação dos socorristas. “Quem atua no Samu 192 lida diariamente com urgências e emergências, mas temos que estar bem preparados no caso de uma tragédia ainda maior, em que o número de vítimas é muito alto, como no caso de um acidente aéreo”, explica.

Alguns dos profissionais do Samu 192 já estão participando do treinamento desde segunda-feira (20). Nos três primeiros dias, eles ministraram aulas teóricas sobre suporte básico de vida. Nesta sexta-feira (24) ocorre o fechamento do curso, com o treinamento prático no Aeroporto de Vitória.

Transporte das vítimas

A Polícia Militar também participa da simulação com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e o Hospital da Polícia Militar (HPM). O helicóptero Hárpia 02 será acionado para socorrer vítimas do suposto desastre aéreo. Na ocasião, pessoas feridas e que necessitam de socorro rápido serão resgatadas pelo Notaer e encaminhadas até o heliponto do HPM. No local, uma equipe de socorristas do Hospital da Polícia Militar estará em alerta para receber os feridos e encaminhá-los ao Hospital São Lucas.

Esse exercício anual é realizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em conjunto com demais órgãos, como pré-requisito da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A intenção é integrar os órgãos que prestam socorro em caso de desastres e preparar as equipes para uma situação real”, disse o piloto do Notaer, capitão Cristian Amorim Moreira.

Os Bombeiros também vão participar do treinamento. Serão 56 profissionais que atuam na guarnição do Aeroporto, além de quatro viaturas de combate a incêndios e de busca e salvamentos. Esse bombeiros, inclusive, passaram recentemente por treinamento da Infraero.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Anny Giacomin
annygiacomin@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tel.: (27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard