Mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi realizada pelo 10º Batalhão, quando 460 estudantes do ensino fundamental receberam o certificado de participação, celebrando o compromisso de permanecerem longe das drogas e da violência. O evento foi realizado no Sesc, em Guarapari.
Foi um momento marcado por grande emoção, vivenciado por alunos, pais, professores, policiais e todos os convidados. Numa ação que representa a esperança e os desejos de melhores tempos para a sociedade capixaba.
A cerimônia foi prestigiada por autoridades civis, dentre elas o promotor de Justiça, Marco António Nogueira, a juíza de Direito de Guarapari, Angela Cristina Celestino de Oliveira, a secretária municipal da educação, Diana Márgada Rainda Chácara e o presidente do conselho da Criança e Adolescente do município, José Geraldo, além de militares como o comandante do Batalhão, o tenente-coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto e o subcomandante, Paulo Rogério Barbosa, além de pais e professores dos alunos.
Também prestigiou o evento o Coral infanto-juvenil da SEMED “Sons do Coração” que apresentou canções de tema natalino.
As escolas participantes neste segundo semestre foram: Benedita Martins de Souza, Eliziário Lourenco Dias, Rosa Simões de Almeida, Ana Rocha Lyra, Manoel Rosindo da Silva e Cento Educacional Cantinho Do Céu.
Histórico do Proerd no 10º Batalhão
No município de Guarapari, desde 2004, os instrutores, policiais militares pertencentes ao 10º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, atuam nas escolas, somando mais de 8.000 atendimentos.
Neste ano, 1.000 alunos das escolas da rede de ensino fundamental do município concluíram o programa.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com quatro currículos: Proerd séries iniciais, para crianças de pré-escola ao 4º ano, Proerd para alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental e Proerd para Pais/Comunitário.
O Programa é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.
Até de novembro de 2013 o Proerd já atendeu 35.791 crianças e adolescentes em 224 escolas, em 54 municípios. Esse número representa 70% do total de municípios do Estado. A meta em 2013 é chegar a 40 mil alunos.
Em 2014, a meta é atender 50.000 pessoas e formar mais 144 novos instrutores e cumprir os objetivos do Programa Estado Presente e Projeto Rede Abraço do Governo Estadual com o Projeto de Ampliação do Projeto no ES, incluso no Programa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573