Governo do Estado do Espírito Santo
01/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h32

Proerd formará 3 mil crianças no mês de Agosto


O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) formará cerca de três mil alunos durante o mês de agosto, em várias regiões do Estado.

Crianças e adolescentes dos municípios de Vitória, Ibatiba, Itaguaçu, Alegre, Itarana, Cachoeiro do Itapemirim e Serra concluíram o curso Proerd e tem as formaturas previstas para serem realizadas durante todo o mês de agosto.

Classes de 4ª série do ensino fundamental de nove escolas do município de Alegre receberam o curso do Proerd, que consiste em 10 encontros, realizados semanalmente, que alertam crianças e adolescentes sobre os malefícios das drogas e ensinam a dizer não e se afastarem.

Na região os instrutores Cabo Raquel, Cabo Andrea, Soldado Henrique, Soldado Rosa, Soldado Meneguelli, Soldado Viana e Soldado Helen aplicaram o curso e realizaram palestras para outros 500 alunos de outras séries.

Nos municípios de Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Cachoeiro do Itapemirim e Serra. Os instrutores responsáveis pelas instruções do programa e as formaturas são os Soldado Michelle, Cabo Roela e Soldado Miguel Costa.

Proerd

Orientação para prevenir o uso de drogas: este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo há aproximadamente 10 anos por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Interativa.

O Programa nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos Eua, para as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo em nosso país.

No Brasil, o Dare recebe a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original. O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

O Proerd é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.•.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard