Governo do Estado do Espírito Santo
08/12/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h59

Proerd: cerca de 2 mil crianças foram formadas no programa em cinco municípios

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou cerca de 2 mil crianças em solenidades realizadas na última semana, em cinco municípios do Estado. Três formaturas foram realizadas pelos policiais militares, instrutores do Proerd, do 2º Batalhão e outras três, pelo 9º Batalhão.

No 9º Batalhão a formatura foi realizada no dia 05 de dezembro, na Escola EEEFM “Wilson Resende”, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. Essa foi a terceira formatura da região, envolvendo três escolas, onde 91 alunos do 5º ano e 89 alunos do 7º ano receberam o diploma do Proerd.

No dia 04, no Parque de Exposição do Município de Atílio Vivácqua, ocorreu a décima formatura, com a participação de seis escolas da rede pública municipal, para 112 alunos do 5º ano.

Já no dia 03, no Unimed Hall - Shopping Sul, em Cachoeiro de Itapemirim ocorreu a 19ª formatura do Proerd, com a participação de 15 escolas, da rede municipal, estadual e particular, sendo aplicado o programa para 613 alunos do 5º ano e para 342 alunos do 7º ano. O evento teve a participação de um público estimado de 2.000 mil pessoas.

Foram responsáveis pela aplicação do programa nas escolas da Unidade, os instrutores capitão Sebastião Francisco Silva, tenente Hélio Carlos Scheidegger Gomes, o subtenente Sebastião de Oliveira de Almeida, os sargentos Altemar Batista Julião, Wilson Baptista da Costa e Paulo Sergio de Souza, os cabos Ingrid Santos Coelho e Jorgemar Nunes Cunha, e as soldados Meirielle de Almeida Souza e Flávia Maneli Guarnier.

Segundo o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Marin, “é de suma importância oferecer esse programa as nossas crianças e adolescentes, principalmente na zona rural de nosso município, pois a questão das drogas não deve ser tratada apenas nos grandes centros, mas também no interior. Com o programa, graças ao empenho de nossos instrutores, conseguimos atingir um total de 1.247 alunos, que passam a ser o referencial para a juventude, passando assim as informações sobre o malefício que as drogas causam ao corpo e lhe proporcionar o direito de escolha consciente de dizer não às drogas”, destacou o tenente-coronel Alessandro Marin.

Formaturas do Proerd no 2º Batalhão

O Proerd formou 540 alunos de nove escolas do município de Nova Venécia, na noite de terça-feira (03). A formatura contou com a presença do comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Rogério Maciel Barcellos, do representante da Coordenação Estadual do Proerd, tenente-coronel Oscar Paterline, do Prefeito Municipal Mario Sergio Lubiana, dos Promotores de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cesar dos Santos e Lélio Marcarini e outras autoridades locais, além dos familiares e do corpo docente das escolas agraciadas pelo programa.

Durante a cerimônia os alunos apresentaram uma redação que foi escolhida por cada escola, evidenciando o carinho deles pelo programa e seus instrutores, bem como o aprendizado de dizer não e ficar longe das drogas.

Ao final do evento o comandante do 2º BPM e os diretores das escolas, agradeceram aos convidados e disseram que se sentiram honrados com a presença de todos que participariam da solenidade de formatura.

O tenente-coronel Rogério Maciel Barcellos destacou os esforços do Governo do Estado em ampliar o Proerd, por meio do Programa “Estado Presente”, que concentra ações de cidadania, educação, cultura e lazer, paralelamente à preservação e repressão à violência e à criminalidade. O comandante disse ainda que todos os nove municípios ligados ao 2º BPM vêm sendo agraciados pelo programa, inclusive no ultimo dia 28 de novembro, ocorreu à formatura de 180 alunos na cidade de Vila Pavão.

Na noite de quarta-feira (04) o Proerd formou mais 61 alunos na cidade de Pinheiros. Já na quinta-feira (05), foi a vez de 133 alunos de São Gabriel da Palha, concluírem as atividades do programa.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com quatro currículos: Proerd séries iniciais, para crianças de pré-escola ao 4º ano, Proerd para alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental e Proerd para Pais/Comunitário.

O Programa é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.

Até de novembro de 2013 o Proerd já atendeu 35.791 crianças e adolescentes em 224 escolas, em 54 municípios. Esse número representa 70% do total de municípios do Estado. A meta em 2013 é chegar a 40 mil alunos.

Em 2014, a meta é atender 50.000 pessoas e formar mais 144 novos instrutores e cumprir os objetivos do Programa Estado Presente e Projeto Rede Abraço do Governo Estadual.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard