12/12/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h34

Proerd alcança crianças de comunidade indígena em Aracruz

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, já alcançou crianças da Aldeia Indígena de Caieiras Velha, em Aracruz. Em 10 anos de atividade, esta foi a primeira vez que uma comunidade indígena foi beneficiada pelo programa.

No primeiro semestre deste ano, 45 dos 266 alunos da aldeia se formaram pelo Proerd e receberam o certificado de conclusão do curso. As aulas foram ministradas para estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental entre maio e agosto na própria aldeia, onde funciona a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aldeia Indígena de Caieiras Velha.

A instrutora foi a soldado Gedilma Rodrigues da Silva Farias, da 3ª Companhia do 5º Batalhão, com sede em Aracruz. O Proerd começou a ser desenvolvido no município em 2003 e em 2007 foi aplicado em escolas localizadas na orla de Aracruz. Neste ano, as atividades foram retomadas e 400 crianças já se formaram em Barra do Sahy, Praia do Sauê, Coqueiral de Aracruz e Barra do Riacho.

“No começo, foi muito difícil porque a comunidade indígena tinha uma resistência com relação à presença da Polícia Militar. Eles tinham uma imagem da polícia voltada para a repressão e quando mostrei a prevenção com a implementação do Proerd, esta imagem foi mudada, sendo bem aceita pelas crianças e pela comunidade”, frisou a soldado Gedilma.

Segundo a policial, após o início do curso na aldeia, o índice de violência melhorou muito no local. “No dia da formatura, uma criança me entregou uma arma de brinquedo num envelope. Fiquei muito feliz. Eles sabem que estou lá para ensinar. Tanto que vamos continuar as aulas no início do ano letivo de 2012”, destacou.

Na segunda-feira (12), 62 crianças de escolas localizadas em Barra do Sahy e Praia do Sauê se formaram pelo Proerd. Nesta quarta-feira (14), outras 120 crianças receberão o certificado do curso em Barra do Riacho. São alunos da EMEF Zenília Varzem Ribeiro. A solenidade será às 19 horas, na Associação Comunitária.

Proerd

O objetivo da Polícia Militar para o ano de 2011 era atender a 30 mil crianças e adolescentes no Estado e a meta já foi ultrapassada, com 30.781 alunos. Isso representa um aumento de 59% em relação a 2010.

O Proerd, que já faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, visa a prevenção do uso de drogas. Foi implantado no Espírito Santo em 2000 e desde que começou já atendeu quase 130 mil alunos.

Durante o programa, que tem duração de dez semanas, os alunos estudam diversas lições, bem como discutem os riscos que a dependência química pode causar, como por exemplo, o envolvimento com a violência.

Além do curso oferecido para crianças e adolescentes, o programa disponibiliza palestras para familiares, escolas e comunidades em geral com o objetivo de reforçar os fatores de proteção e prevenção. Este ano, já foram realizadas 64 palestras para 10.380 pessoas.

As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para (27) 3636-8723.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento