Os policiais militares do 3º Batalhão e do 9º Batalhão realizaram o curso de nivelamento da Força Tática do Comando de Polícia Ostensiva do Sul do Estado (CPO Sul). A instrução para 28 militares ocorreu nessa semana e teve um total de 32 horas de duração.
Foram ministradas aulas de doutrinas de patrulhamento tático motorizado, abordagem à pessoa, a veículos e edificações, além de técnicas não letais, bloqueios, procedimentos de primeiras intervenções em gerenciamento de crises, patrulhamento em área de alto risco, armamento e equipamento policial e tiros com os diversos armamentos da Polícia Militar.
O nivelamento coloca em prática as instruções do Manual de Intervenções em Distúrbios para Equipes de Força Tática da PMES, cujo objetivo é criar um referencial de ações para as instruções e operações policiais táticas. As aulas ficam a cargo do grupo de instrução, formado por seis instrutores especializados em suas áreas.
O capitão Nério Filho, coordenador do curso, destaca que: “o nosso efetivo treina arduamente e com seriedade porque precisamos estar preparados para sermos emprenhados onde, quando e sempre que for necessária a preservação da ordem pública , mesmo que seja com o risco de nossas próprias vidas. Quando o treinamento é duro, o combate é fácil”, afirmou.
A Força Tática foi criada pelo Decreto nº 4070-R, de 1º de março de 2017, que dispõe sobre a organização básica da PMES e da necessidade de remodelar, no âmbito das Unidades Operacionais, as estruturas específicas de apoio operacional. Os militares são capacitados a intervirem em pequenos distúrbios que ultrapassam a capacidade de resposta do policiamento ordinário e não requeiram o uso de uma tropa de choque.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857