Governo do Estado do Espírito Santo
12/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h31

Primeira turma de soldados femininos da PMES comemora 26 anos nesta sexta-feira (13)


A primeira turma de soldados femininos da Polícia Militar do Espírito Santo completa 26 anos nesta sexta-feira (13). As 35 mulheres ingressaram em janeiro de 1986 e 31 delas se formaram em agosto do mesmo ano. O diretor de curso foi o então aspirante a oficial Ronalt Willian de Oliveira, hoje coronel e comandante geral da PMES.

Além de estudar em salas separadas do efetivo masculino, elas deveriam ter o cabelo curto, serem solteiras, não se envolver com militares e ter o segundo grau completo.

“Considero estas como guerreiras porque foi muito difícil para a corporação e também para elas por ser uma novidade. A Polícia Militar era uma instituição basicamente masculina e começou a receber mulheres para desempenhar as mesmas funções. Foi uma experiência nova e diferente, mas a adaptação foi rápida. Por serem pioneiras na época, tivemos que adaptar a estrutura física, como alojamentos e banheiros, para recebê-las”, explicou o comandante geral.

Ao término do curso, todas soldados foram encaminhadas para o Batalhão de Trânsito para fiscalizar o trânsito no município de Vitória. “Era uma novidade tanto para a gente quanto para a população ver mulheres na rua”, disse a sargento Edinalva Pereira, que participou da primeira turma.

“Foi uma experiência muito diferente. Sofremos um pouco de preconceito no começo, mas conseguimos provar que somos capazes de desenvolver nossas atividades onde somente homens trabalhavam”, comentou a sargento Janie Eustáquia Silva, que teve sua primeira experiência profissional na PMES.

Mulheres na PMES

Em 6 de maio de 1983, foi promulgado o Decreto nº 2.569-E que criou a Companhia de Polícia Feminina. A primeira turma de mulheres ingressou na PMES no mesmo ano num total de 67 mulheres, por meio do concurso para formação de sargentos femininos.

Mulheres só voltaram a entrar na instituição em 1986, com a primeira turma de soldados femininos. As quatro primeiras mulheres a frequentarem o Curso de Formação de Oficiais formaram-se em 1989, alcançando as 1ª e 2ª colocações.

Atualmente são 965 mulheres na PMES.

No Brasil, a primeira corporação a permitir a inclusão das mulheres em seus quadros foi a Polícia Militar de São Paulo em 1955, com 13 policiais.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento

Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard