A primeira turma de mulheres a ingressar na Polícia Militar do Espírito Santo comemora o marco histórico nesta segunda-feira (08). Chamadas de “As Pioneiras”, elas ingressaram na Corporação há exatamente 28 anos.
Para festejar, elas se reuniram em um sítio em Afonso Cláudio, Região Serrana do Estado, neste final de semana, onde participaram de um encontro de moda de viola e roteiro de agroturismo.
“Todos os anos nos reunimos para fortalecer ainda mais essa união, agora de 28 anos, na PMES e em todos os encontros, aprendemos a lidar melhor umas com as outras. Desta vez, nosso passeio foi revigorante e maravilhoso”, enfatizou a subtenente Edelci Souza. No ano passado, o encontro da turma aconteceu em Porto Seguro, na Bahia.
O primeiro concurso para a formação de sargentos femininos aconteceu em maio de 1983, quando 67 mulheres foram incorporadas à PMES com a criação da Companhia de Polícia Feminina. Elas se formaram no ano seguinte e atualmente 42 continuam na ativa.
Em 1986, foi a vez da primeira turma de soldados femininos, com um efetivo de 31 mulheres. As quatro primeiras mulheres a frequentarem o Curso de Formação de Oficiais formaram-se em 1989, alcançando a 1ª e 2ª colocação.
Hoje são 936 mulheres na Corporação, sendo uma no cargo máximo da carreira militar, a coronel Maria da Graça, que atua no Hospital da Polícia Militar, e quatro tenentes-coronéis, dentre elas a única mulher a comandar um Batalhão, a tenente-coronel Sonia Grobério, que atua no 4º BPM, localizado em Vila Velha.
Além delas, há três majores, 29 capitães e 79 tenentes, dentre outros cargos da carreira militar. A maioria atua como soldado, sendo 501 policiais.
No Brasil, a primeira corporação a permitir a inclusão das mulheres em seus quadros foi a Polícia Militar de São Paulo em 1955, com 13 policiais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9709-9153 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br