Governo do Estado do Espírito Santo
17/09/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 13h59

Praticantes da Equoterapia da PMES retomam atividades

Na manhã desta segunda-feira (18), as famílias inseridas no programa de Equoterapia retomaram as sessões no Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont), no município de Serra.

A Cavalaria reiniciou os atendimentos na última semana, após uma reunião entre a equipe multidisciplinar da terapia, familiares dos praticantes e o comando da Unidade para definir os parâmetros dos atendimentos.

O projeto, que é disponibilizado de forma gratuita aos familiares de militares e à população em geral, desde o ano de 1995 já atendeu cerca de 800 pessoas. A Equoterapia tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de necessidades especiais; normalmente crianças.

De acordo com a chefe de Equoterapia, cabo Claudia Cristina da Victoria, de segunda a quinta-feira, o projeto atende diariamente 10 pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, todas às sextas-feiras a equipe recebe aproximadamente 20 pacientes do Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta), outro programa da PMES, destinado a prevenir e oferecer tratamento ao dependente químico.

Para o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões, a Equoterapia apresenta a preocupação da PMES com as questões voltadas para a responsabilidade social. “Nós fazemos além de nossa missão ordinária, que é o policiamento. Fazemos o algo a mais, voltado às pessoas portadoras de necessidades especiais. Nada paga a satisfação de arrancar o sorriso dos praticantes e de seus familiares”, pontuou.


Autonomia

Esta é a palavra que pode definir um pouco a história de Josimar Vieira de Amaral, 31 anos.

Diagnosticado com paralisia infantil, Josimar descobriu a Equoterapia da PMES por meio de uma matéria exibida em um programa televisivo. Ele contou que sua mãe entrou em contato com o Regimento e, pouco tempo após ficar em uma lista de espera, pode iniciar suas sessões.

Morador de Vista da Serra I, no início dos atendimentos, o praticante era acompanhado pela mãe, já que não conseguia se equilibrar, não andava com firmeza e caia frequentemente.

Hoje, o adulto jovem comemora os vários avanços conquistados em virtude do tratamento, dentre eles, o melhor senso de equilíbrio e coordenação de sua atividade motora. Mas, o que mais alegra Josimar é a possibilidade que ele adquiriu de poder caminhar sozinho. Muito além da autonomia motora, conquistou também a autonomia psicológica. “Hoje venho sozinho de ônibus, de casa para a Equoterapia. Além disso, vou sozinho também ao shopping e à igreja. Faço tudo sozinho”, contou o praticante, que mostrou disposição ao subir e descer do cavalo por duas vezes para participar de uma exibição.


Vida

Quem vê a alegria da garotinha Letícia Hubner, 7 anos, montando seu amigo, não imagina o que ela já superou.

Aos três meses de vida, a menininha precisou passar por uma cirurgia cardíaca, pois seu coraçãozinho era maior que o normal para sua idade. Após o procedimento, a criança teve ainda três paradas cardíacas e, graças a sua força, conseguiu se recuperar na UTI.

A mãe de Letícia, Ana Célia Hubner, contou que após esse tratamento, os familiares perceberam que a criança tinha dificuldade de se equilibrar, só conseguindo andar aos 4 anos.

“A Letícia recebeu o diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento quando tinha 5 anos. Ela apresenta dificuldades para coordenar os movimentos e tem a visão limitada, já que não tem visão lateral e enxerga apenas 2 metros a sua frente. Como consequência ela tende a olhar mais para o chão”, explicou a mãe.

Feliz com o tratamento da filha na Equoterapia, já que nem todas as famílias têm acesso a esse tipo de recurso, Ana Célia disse que, com as sessões aos cavalos, ela percebe respostas muito mais rápidas. “A Letícia melhorou a postura, o reflexo, o equilíbrio e a percepção de cair”, ressaltou a mãe da garotinha que se tornou exemplo de amor à vida.


Equipe

Atualmente, a equipe de Equoterapia conta diretamente com os trabalhos dos cabos Victoria e Samuel, e dos soldados Oliveira, Isabella e Alaynne. Além de policiais militares, os responsáveis pelo projeto possuem formação em áreas como Fisioterapia, Educação Física e Equitação.

A equitação terapêutica do RPMont recebe ainda o auxilío fundamental de veterinários, ferradores, e tratadores, que trabalham na rotina do quartel e permitem que os cavalos estejam em condições de atender aos praticantes inscritos no programa.


Serviço

Local: Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar (RPMont) – Centro de Equoterapia

Endereço: Av. Boa Vista, s/nº, Boa Vista, Serra, ES - CEP 29.161-005.

Atendimento: Segunda a quinta-feira no horário das 8h às 17 horas.
Telefones: (27) 3636-0250 / 3636-0281








Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard