Na tarde desta sexta-feira (28) foi encerrado o II Encontro de Gestores das Policiais Militares da Tríplice Divisa dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, e da Bahia. O evento foi realizado no auditório do IFES em Nova Venécia. Várias autoridades civis e militares prestigiaram a programação durante os dois dias.
O último dia do evento contou com a apresentação de três palestras com os temas: “Inteligência Preventiva Aplicada à Segurança Pública”, ministrada pelo coronel da PMMG, Marcelo Martins de Resende; “Briefing Cibernético: Ameaças, Vulnerabilidades e Vetores de Ataque”, ministrada pelo major do Exército Brasileiro Alexandro Antônio A. de Almeida e “A constitucionalidade da Inteligência Policial Militar e Legalidade na Produção dos Elementos Informativos nos Crimes de Rua e do Colarinho Branco”, ministrada pelo Promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cézar.
A mesa de encerramento do evento foi composta pelo subcomandante-geral da PMES, coronel Rogério Maciel Barcellos, pelo comandante de Polícia Ostensiva Noroeste da PMES, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, pelo comandante do Policiamento da Região da Chapada da PMBA, coronel Anildo Rocha Batista, pelo comandante de Operações de Inteligência da PMBA, coronel Carlos Alberto Neves Da Silva, pelo comandante do 6º Batalhão da PMMG, tenente-coronel Célio Alves Menezes Júnior, pelo promotor de Justiça, Pedro Rosário, pela promotora de Justiça Militar, Karla Sandoval, pelo promotor Paulo Panaro, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo promotor de Justiça Leonardo Augusto de Andrade Cézar.
Durante as considerações finais o promotor de Justiça, Paulo Panaro, ressaltou que sai do evento enriquecido com os conhecimentos adquiridos. Disse ainda que mais eventos como esse devem ser realizados, pois os órgãos responsáveis pela segurança pública que realizam a integração e compartilham informações estão cada vez mais trabalhando em prol da sociedade.
O comandante do 2º Batalhão da PMES - Unidade anfitriã do encontro - o tenente-coronel Aleixo agradeceu aos que acreditaram e por todos que foram responsáveis pela realização do evento, destacando que a ação consolida a necessidade de cada vez mais proporcionar evento desse tipo.
Já o subcomandante-geral da PMES, coronel Rogério, destacou que o evento reflete a integração e enfretamento das polícias em buscas de soluções em atuação nas divisas. Disse ainda que já há reduções criminais durante esses dois anos de criação da Tríplice Divisa, além dessa integração ser exemplo a ser seguido por outros estados. Sobre o evento ainda, disse que a programação permitiu estreitar os laços de amizade, que serão cada vez mais fortalecidos. Finalizou sua alocução dizendo que a Polícia forte se constrói com uma Inteligência forte, que compreende os problemas enfrentados e orienta o policiamento ostensivo.
O “II Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa com Enfoque na Estratégia e Integração da Inteligência Policial Militar - Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia” teve como objetivo reunir suas polícias militares visando compartilhar expertises entre si e as demais organizações públicas que possuem conhecimento no campo da inteligência, além de fortalecer a articulação e o alinhamento estratégico interinstitucional dos envolvidos com as políticas públicas nacionais chanceladas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O primeiro encontro da Tríplice Divisa foi realizado no ano passado na cidade de Porto Seguro, na Bahia. A Tríplice Divisa constitui-se de uma aliança entre as polícias militares da região limítrofe dos três estados e teve início em 31 de julho de 2015 com a parceria firmada entre o 2º Batalhão da PMES, 24ª Companhia Independente da PMMG e a Companhia Independente de Policiamento Especializado na Mata Atlântica (Caema) CIPE/Mata Atlântica. Atualmente abrange todas as Unidades dos três estados.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857