A equipe formada por policiais militares e civis apresentou os três suspeitos de assassinarem o secretário municipal de meio ambiente de São Mateus, nessa segunda-feira (7), detalhando as fases da investigação e como ocorreu do crime.
Reuniram-se no auditório do 2º Batalhão, o Comandante da Unidade, Tenente Coronel Aleixo Santos Batista; o Comandante do 13º BPM Paulo Duarte, o Delegado da 17ª Regional de Nova Venécia, íbero Penello de Carvalho Filho; o Delegado da 14ª Regional de Barra de São Francisco, Juliano Batista Fernandes e o Delegado Chefe da Delegacia de Homicídios em São Mateus, Luciano Carlos Paulino de Oliveira.
O crime ocorreu na noite da última sexta-feira (4), em Nova Venécia. O secretário Antenor Malverdi Filho, tinha saído de casa na sexta-feira e até a tarde de domingo (6) estava desaparecido.
A prisão dos acusados foi realizada pelos militares do 2º, 11º e 13º BPM e policiais das Delegacias de Nova Venécia, São Mateus e Boa de São Francisco, numa operação conjunta.
A prisão dos suspeitos
Após tomar conhecimento do desaparecimento do secretário, Agentes do Serviço de Inteligência do 2º BPM, foram ao município de Barra de São Francisco, com objetivo de auxiliar nos levantamentos em torno dos suspeitos D.A., e F.R.F., os quais haviam sido detidos pela Polícia Militar no município de Ecoporanga, na noite do sábado (5), na posse do veiculo VW Gol, de cor azul e, que momentos antes teriam sido vistos circulando com o veiculo GM Onix, cor branca, de propriedade do secretário.
Durante os levantamentos, os policias descobriram que F., e D., teriam ido à cidade de Ecoporanga trocar o veiculo GM ONIX da vítima, em outro veiculo com o homem conhecido por “Cigano”.
No depoimento no DPJ de Barra de São Francisco, F., confessou sua participação no assassinato e ocultação do cadáver, sem descrever mais detalhes do crime.
Na sequência, F., conduziu a equipe policial até o local onde eles haviam enterrado o corpo do secretário, no município de Nova Venécia. F., indicou a participação de T.P.K., no crime e não soube informar o paradeiro do comparsa.
De posse das informações, os policiais realizaram buscas na cidade de Nova Venécia, e descobriram que ele T., estaria em um campo de futebol no km 24, da Rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus.
Com apoio de Agentes do Serviço de Inteligência do 13º BPM, localizaram o suspeito, que inicialmente negou qualquer participação no crime. T., foi conduzido até a Delegacia de Nova Venécia, acompanhado também de um adolescente, que fora visto na noite do crime com ele, circulando pela cidade de Nova Venécia, porém o adolescente foi liberado.
Além de levar e indicar aos policiais com exatidão o local onde ocultaram o corpo da vítima, F., também mostrou onde estava escondida a ferramenta, um enxadão, usada para fazer a cova, onde enterrou o corpo da vítima. F., relatou que conheceu a vitima há cerca de três meses.
O crime
F., contou que na noite do latrocínio, encontrou com a vítima no Bairro São Cristóvão. Alegou que foram até um bar no Bairro Rubia, em Nova Venécia, onde ingeriram bebidas alcoólicas. Disse ainda que quando a vítima foi ao banheiro, T., o convenceu a juntos assassinarem Antenor, para em seguida roubarem o seu veículo e o dinheiro que trazia consigo.
Na sequência, os três seguiram até uma propriedade rural que fica nas imediações de Nova Venécia e lá T., torceu o pescoço da vítima e F., desferiu um golpe com pedaço de madeira que atingiu a cabeça do secretário. Em seguida colocaram o corpo da vítima no porta-malas do veículo e prosseguiram até o local onde enterraram o corpo.
Após ocultarem o cadáver, T., e F., dividiram os bens roubados da vítima, sendo que F., ficou com o veiculo e o aparelho telefônico e T., com uma quantia de R$ 309,00.
Durante a prisão, D., também confessou sua participação no crime.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573