Na madrugada desta quinta-feira (16) foi realizada operação policial conjunta das Polícias Militar e Civil no município de Aracruz, Ibiraçú e Serra. As ações consistiram no cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. O objetivo da operação foi agir na repressão ao tráfico de drogas, crimes contra a vida e comércio ilegal de armas de fogo.
Por intermédio da colaboração da comunidade, em informações oriundas de denúncias anônimas e levantamentos da Inteligência da Polícia Militar e da Polícia Civil, foi possível realizar o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão.
Em Aracruz, a ação foi realizada nos Bairros Portelinha, Clemente, Bela Vista, Bairro de Fátima, De Carli, Jequitibá, Novo Jequitibá e São Marcos, além do distrito de Jacupemba e balneário de Barra do Sahy, totalizando 23 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão. Em Ibiraçú foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão no Bairro Ericina. No município de Serra foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão no Bairro Vista da Serra.
A ação resultou na apreensão de 10 armas de fogo, sendo duas pistolas calibre 380, dois revolveres calibre 38, um revólver calibre 32 e cinco espingardas, além de 70 munições de diferentes calibre, 1290 pedras de crack, 287 buchas de maconha, outras 32 buchas de tamanho mediano da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 1.539,00 em espécie e duas tocas ninjas. Ao todo 18 pessoas foram detidas.
Pela Polícia Militar, participaram da operação guarnições do Grupo de Apoio Operacional (GAO), Serviço de Inteligência e equipes ordinárias do 5°BPM, tal como guarnições do GAO e Inteligência do 6°BPM. Além desses, participaram equipes do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Missões Especiais (BME). Pela Polícia Civil, participaram várias equipes de investigadores da 13ª Delegacia Regional, com sede em Aracruz.
Estiveram presentes gerenciando a operação o comandante do 5°BPM, tenente-coronel Alessandro Oliveira Lube e o delegado titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida da 13ª Delegacia Regional, Leandro Barbosa Morais. Segundo eles, o resultado foi considerado excepcional, haja vista a relevante proporção de êxito das ações.
O trabalho conjunto entre a Polícia Militar e Polícia Civil tem sido uma realidade nesta região, sendo angariados resultados expressivos nas ações de Segurança Pública, principalmente na queda dos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança da sociedade.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573