“Policiamento eletrônico: um novo Instrumento de Combate à Criminalidade”. Este foi o tema discutido na manhã desta sexta-feira (1º) durante o "Encontro Metropolitano de Segurança Pública: ações conjuntas para o alcance da paz social", promovido pela Prefeitura de Vila Velha. Participaram da mesa redonda, coordenada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian de Oliveira, o secretário de segurança pública, Henrique Herkenhoff e secretários municipais da área de Defesa Social.
O debate ressaltou a importância do sistema de videomonitoramento para as intervenções policiais nos municípios. “O policiamento eletrônico potencializa a prevenção da violência e se caracteriza como uma ferramenta importante que auxilia as demais ações de segurança pública desenvolvidas no Estado”, disse o comandante geral da Polícia Militar.
O secretário Henrique Herkenhoff explicou que a implantação do serviço de audiomonitoramento está sendo estudado pelo Governo do Estado. “O serviço funciona como um GPS. Você instala em uma determinada região uma grande quantidade de microfones direcionais que conseguem captar os ruídos e identificar a direção de onde eles vêm”.
O secretário Municipal de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, destacou o trabalho conjunto com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) no atendimento de ocorrências policiais. “Com as câmeras de videomonitoramento é possível mapear a cidade e identificar casos que necessitam de intervenção policial”, disse. Também participaram do evento os secretários de Defesa Social da Serra e Vitória, José Carlos Carneiro e Alcemir Pantaleão, respectivamente.
As câmeras são disponibilizadas aos municípios pelo Governo do Estado, assim como o monitoramento. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) já planeja reforçar o monitoramento de quatro municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Já estão previstas a instalação de mais 150 câmeras para Vila Velha, 150 para o município da Serra, 150 câmeras para Cariacica e 100 para Vitória.
Tecnologia
Sistema de rastreamento de viaturas, viaturas equipadas com computador de bordo, videomonitoramento e rede de rádio digitalizada. “Esses são algumas ferramentas tecnológicas que colaboram com a agilidade e eficiência dos trabalhos policiais”, garante o comandante geral da PM, coronel Ronalt Willian de Oliveira.
Em janeiro deste ano, o Governo do Estado entregou 183 novas viaturas à Polícia Militar, o que representa o investimento de R$ 10,6 milhões. As viaturas possuem sistema de radiocomunicação digital, GPS e computadores de bordo com acesso online aos dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do Detran|ES e do Denatran, dando total agilidade ao atendimento de ocorrências.
O georeferenciamento de dados estatísticos também possibilita o mapeamento de áreas com maior incidência de crimes e o planejamento de ações policiais específicas para cada região.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de Comunicação/ Sesp
Andressa Moreno / Carol Paixão/ Susana Kohler