Governo do Estado do Espírito Santo
25/02/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h44

Policial militar instrutor do Proerd se reúne com pais de alunos em Vila Velha


A Polícia Militar, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizou, na noite desta terça-feira, uma reunião de pais de alunos do Colégio São José, em Vila Velha, onde iniciará a aplicação do programa.

Com a presença de 40 pais e seis profissionais do corpo pedagógico da escola, o instrutor do Proerd, Cabo Duarte, responsável pela aplicação do programa na escola, apresentou o conteúdo programático, preparando os pais para as informações que chegarão em casa através dos filhos.

Os pais tiveram uma prévia dos conteúdos que serão aplicados aos filhos. Maneiras de estar seguro é um dos temas que serão trabalhado com os alunos do 7º ano, o qual se constitui em quatro estratégias ensinadas no currículo “Caindo na Real”, sendo que em cada aula é trabalhado o Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se.

Já para os alunos do 5º ano, com o currículo Proerd intitulado “Uma Visão de Suas Escolhas”, serão apresentadas informações sobre as drogas e os efeitos na saúde do indivíduo, além de maneiras de estar no controle, quem são e como identificar os verdadeiros amigos, atitudes positivas e maneiras de dizer não ao oferecimento de drogas.

Nos dois currículos os alunos aprendem e utilizam o Modelo de Tomada de Decisão, que é um passo a passo para que eles saibam tomar decisões seguras.

Ao todo serão atendidas sete turmas, sendo quatro de 5º ano e três turmas de 7º ano, totalizando 110 alunos de 5º ano e 107 alunos do 7º ano atendidos pelo programa naquela escola.

A pedagoga Patrícia Esquerdo, responsável pelas turmas do 5º ano, avaliou como positiva a reunião com os pais, pois a partir de março eles chegarão em casa falando o que aprendeu em cada lição. “Este é o segundo ano que trabalhamos com o Proerd em nosso currículo e já sabemos que, tudo o que os alunos aprendem em sala de aula, eles levam para casa. Essa reunião é de suma importância para que os pais estejam então alinhados com os ensinamentos que terão seus filhos, como as de que eles podem viver felizes e com saúde sem uso de drogas e o mais importante, eles aprenderão a dizer não ao uso de drogas”, destacou a pedagoga.

Nessa quinta-feira (27) será a vez dos pais do Colégio Pio Xll, em Itapoã, receberem as mesmas informações pois, em março, as aulas começarão na escola.

Solicitação do Proerd pela escolas

O Proerd tem como meta para o ano de 2014, formar 50 mil alunos em todo o Estado. As escolas que desejarem a visita de um instrutor do Proerd para avaliação do conteúdo programático do programa poderá solicitar por meio do endereço proerd@pm.es.gov.br ou envio de ofício para o Batalhão mais próximo da escola.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard