Policiais militares que atuam no munícipios de Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Apiacá, área de abrangência do 3º Batalhão, receberam Capacitação sobre Violência de Gênero, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID). O evento, que teve início na terça-feira (13), no auditório do Ministério Público de Alegre, encerra suas atividades nesta sexta-feira (16).
Com carga horária de oito horas, o curso teve como objetivo capacitar os policiais para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Durante os quatro dias, 120 policiais receberam a capacitação.
O evento, coordenado pela Procuradora de Justiça e Coordenadora Estadual do NEVID, Catarina Cecin Gazele, contou também com a participação de representantes dos Conselhos Tutelares, do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
No decorrer do evento foram discutidos temas sobre conceitos de concepção de gênero, violência (simbólica, direta e indireta) e ciclo da violência, aspectos históricos e jurídicos da Lei Maria da Penha, apresentação da Rede de Serviços de atendimento às Mulheres e das políticas de Assistência Social.
O comandante do 3º Batalhão, Tenente Coronel Gunther Wagner Miranda, destacou a importância da iniciativa do MP estadual na capacitação dos policiais para o atendimento às vítimas de violência doméstica, pois o atendimento a esse tipo de ocorrência está cada dia mais frequente na região interiorana do Estado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573