Um dia ensolarado, espírito de aventura e um grande desafio: subir a Serra do Caramba, até chegar no topo da pedra, num mirante localizado a cerca de 700 metros de altitude. Foi com toda essa disposição que os policiais militares do 9º Batalhão acordaram nessa quarta-feira (17) e foram à luta, percorrendo uma trilha de aproximadamente 1.500 metros, resultando em 60 minutos só de subida, bastante íngreme, mas nada que um visual de 360º não compensasse.
A atividade iniciou-se às 08 horas. O espírito de equipe e animação foram os principais ingredientes da caminhada. A paisagem foi a grande inspiradora para dar força e resistência ao grupo. No trajeto até o topo, a natureza presenteava a equipe com resquícios de Mata Atlântica nativa, que abriga espécies típicas da fauna e da flora local.
Essa foi a segunda caminhada externa que os militares participam. Segundo o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Marin, apesar do grau de dificuldade, foi feito todo um planejamento para que atividade física transcorresse de maneira tranquila, sem contar que a presença de um militar educador físico durante toda a trilha foi indispensável para acompanhar de perto a evolução dos colegas.
“Não tivemos problemas de ordem física. Apesar de suas limitações, todos se esforçaram bastante, e isso é que conta. O espírito de equipe e a interação fora do ambiente de trabalho ajudam a descarregar um pouco a pressão e o estresse do cotidiano, por isso a importância desses nossos encontros”, revela o comandante.
A Serra do Caramba
O Caramba é uma pedra, localizada entre o bairro São Geraldo, em Cachoeiro de Itapemirim, e o município de Atílio Vivácqua. Com 712 metros de altura, está entre os mais altos picos de Cachoeiro.
É maior que o Itabira, que muitos acreditam ser a pedra mais alta da cidade. As histórias da origem do nome do lugar contam que a pedra recebeu esse nome por causa de um senhor de nome Caramba, que morava lá em cima, inclusive dizem que há parentes dessa pessoa ainda vivos.
A vista sobre o Mirante do Caramba é privilegiada. De lá, é possível ver a cidade de Cachoeiro, outros municípios vizinhos e o mar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573