Governo do Estado do Espírito Santo
19/10/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h39

Policiais militares realizam Teste de Aptidão Física em Cachoeiro de Itapemirim

Na manhã desta terça-feira (20), parte do efetivo do 9º Batalhão participou do Teste de Aptidão Física (TAF) por amostragem. A avaliação foi aplicada na sede da Unidade, em Cachoeiro de Itapemirim e contou com a participação de 30 policiais militares, dentre eles o comandante da Unidade, Tenente Coronel Alessandro Marin, parte do efetivo do Grupo de Apoio Operacional (GAO), além de integrantes do expediente administrativo das três companhias e também da Patrulha da Comunidade e do Pelotão de Trânsito.

Foram aplicados os quatro exercícios exigidos pela nova tabela do TAF: apoio de frente, abdominal, teste de agilidade e corrida de 2.400 metros. A pontuação de cada modalidade varia de acordo com a faixa etária do policial. O teste foi aplicado sob orientação de dois instrutores formados em Educação Física, os Soldados Botelho e Zucolotto.

“Os resultados realmente foram além do esperado. Mesmo tratando-se de um teste amostral, os participantes se empenharam ao máximo nas atividades, superando as expectativas com notas além da média”, destacou o Soldado Botelho.

Para o Tenente Coronel Marin, a prática da atividade física regular é importante para atingir uma boa performance nos testes, mas, sobretudo, mostra-se fundamental para o bom desempenho das funções policiais. “Devemos ter a consciência dos benefícios dessa prática tanto para a melhoria da qualidade de vida, quanto para o papel que exercemos como policiais militares”, frisou o comandante.

No fim da execução das atividades, os participantes responderam um questionário, opinando sobre os exercícios, especialmente o teste de agilidade e força abdominal, recém inseridos na tabela. O novo teste físico será realizado efetivamente por toda a Polícia Militar a partir de 2016.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard