Governo do Estado do Espírito Santo
21/08/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h51

Policiais militares participam de visita a órgãos de atendimento aos usuários e dependentes químicos

A Polícia Militar, através da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária fecha a 3ª semana do curso Crack é Possível Vencer, curso realizado em parceria com o Ministério da Justiça/SENASP.

Ao todo participam do curso 42 policiais militares que atuam nas Unidades Operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de um militar do Corpo de Bombeiros, cinco Agentes da Guarda Municipal e um delegado da Polícia Civil. Todos possuem algum contato profissional com os locais de cena de uso de drogas.

Desde quarta-feira (20) os militares estão realizando visitas aos órgãos e unidades de saúde para conhecerem a atuação dos profissionais nos diversos setores de atendimento aos usuários e dependentes químicos.

Coordenando o curso nessa semana, o major Sandro Roberto Campos, avalia que o contato dos militares com o usuário/dependente químico que busca atendimento é levar o policial militar a conhecer a atuação do Estado no socorro à essa população. “Em três dias os alunos vivenciarão as experiências dos dependentes químicos que buscam uma solução para seu grave problema de saúde e convívio social. Eles passam a conhecer as angústias e histórias do cidadão que luta com todas as forças para sair de uma vida de dependência para uma vida de convívio com a família e retorno à sociedade”, afirmou.

Segundo a docente do curso e enfermeira Alana Taufner que atua na área técnica de saúde mental de Vitória, os policiais militares conhecerão os casos de saúde mental e levarão essa discussão para o grupo. “Estes policias militares estão conhecendo o dia a dia dos Caps/AD e estarão preparados para, ao atenderem uma ocorrência em que encontrem no ambiente familiar algum caso de uso e dependência química ele saberá fazer o encaminhamento do familiar para tratamento”, disse.

Na próxima semana os alunos terão contato e informações com abordagens policiais nas cenas de uso, direitos humanos, uso diferenciado da força, tecnologias e uso de equipamentos e técnicas não letais.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard