Um grupo de 36 policiais militares, entre Oficiais e Praças, estão participando durante toda esta semana de um curso na Escola de Serviços Públicos do Espírito Santo (ESESP) ligado a Gestão e Fiscalização de Contratos.
Os militares estão sendo orientados sobre a nova gestão administrativa do Estado do Espírito Santo, tendo a oportunidade de visualizar procedimentos práticos e transparentes, que são importantes no auxílio à otimização dos processos de gestão e fiscalização de contratos.
A prestação de um serviço de qualidade significa, entre outras coisas, a resolução de questões ligadas à burocracia, neste interim a Subsecretaria de Administração Geral do Estado criou mecanismos de acompanhamento de procedimentos administrativos denominado chek-list.
Além de listar etapas a serem seguidas e conferidas, o check-list também oferece links com as conceituações e anexos pertinentes a cada etapa. Nesse sentido, estão sendo proporcionados esclarecimentos e orientações acerca dos procedimentos administrativos determinados por lei que, aliados a sugestões e ideias criativas formando iniciativas que estão permitindo agilizar as rotinas, reduzir custos, aumentar a produtividade, propor soluções, enfim, produzir mais com menos.
Para o Major Sérgio Luiz Anechini, responsável pela P/4 (Logística) da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), o curso está sendo uma oportunidade única de ampliar os conhecimentos relacionados a Gestão e Fiscalização de Contratos. “hoje percebo como é importante o planejamento durante todo o processo de compra de materiais ou realização de obras de construção ou reformas. O curso tem ampliado muito o leque de conhecimento em relação a contratos firmados pela Polícia Militar”. Destacou o Oficial Superior.
Na visão do Major Alexandre Moreto da Silva, Chefe de um dos Setores relacionados ao controle de contratos na Polícia Militar, e um dos principais incentivadores do curso, a importância de se envolver o maior número de militares com conhecimento mais especifico sobre gestão e fiscalização de contratos, possibilita e garante a realização de um trabalho mais eficiente por parte dos militares. “Temos a certeza de que o aprendizado oferecido nesta semana resultará em um ganho de qualidade no trabalho desenvolvido pelos militares que estão direta ou indiretamente envolvidos na gestão ou fiscalização de contratos”. Finalizou o Major.
Para o professor do Curso, o Auditor do Estado Lusmar Machado Moraes Pizetta, o curso visa principalmente municiar os gestores e fiscais de conhecimentos necessários para a realização de um trabalho mais técnico, auxiliando assim o Estado no controle dos Gastos Públicos.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c