Governo do Estado do Espírito Santo
07/04/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 13h57

Policiais militares do Espírito Santo participam de exercício das Forças Especiais, promovido pelo Exército Brasileiro


Policiais da Companhia de Operações Especiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) participaram de um exercício que reuniu equipes militares e civis de 15 estados brasileiros.

As oficinas aconteceram entre os dias 31 de março a 04 de abril, reunindo cerca de 250 agentes das Forças de Operações Especiais. O objetivo foi promover a interoperabilidade das instituições que atuarão no combate ao terrorismo durante a Copa 2014.

Segundo o General de Brigada Arruda, Comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro, o maior objetivo é a interação para alcançar o melhor resultado: “O objetivo maior é a gente se conhecer mais, porque para se integrar, tem que conhecer. Por isso, essa semana, nós vamos trocar bastante experiência e vamos nos integrar mais para cumprir nossa missão”. Finalizou o Comandante.

Equipes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil exploraram técnicas, táticas e procedimentos em oficinas montadas na base do Comando de Operações Especiais, sediado em Goiânia, contando com o apoio do Centro de Adestramento e Avaliação do Exército.

Ao todo, foram 20 oficinas, sendo 16 delas preparatórias para as 04 atividades finais, duas noturnas, duas diurnas, que simulavam situações reais de terrorismo.

A primeira foi a Operação Mogadíscio, uma simulação aerotransportada que tinha o objetivo de avaliar a precisão dos atiradores de elite em disparos de base móvel (helicóptero) e capturar um líder terrorista após a interceptação de seu veículo.

A segunda foi chamada de Operação Abbottabad, simulando a infiltração em uma edificação para eliminação / captura de terroristas. Esta operação foi inspirada na ação dos SEALS norte-americanos.

A terceira operação foi denominada Madrid. Tratou-se de uma vigilância seguida de abordagem a dois terroristas que teriam atacado os trens da cidade espanhola.

Por último, a operação Boston que consistiu em uma varredura a uma série de edificações para tentar prender terroristas que atentaram contra cidadãos durante a maratona de Boston.

O Cap André Prati Lemos, Chefe da delegação que seguiu para o Estado de Goiás e Comandante da COE, disse que o mais importante, além da integração e da possibilidade de trocar informações, foi poder verificar que, apesar das limitações logísticas, o Batalhão de Missões Especiais está no rumo certo em suas operações policiais especiais, já que a Unidade realizou todos os exercícios de forma muito semelhante aos executados pelas melhores tropas do Brasil.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard