Governo do Estado do Espírito Santo
03/03/2016 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 12h15

Policiais Militares do 9ºBPM recebem instrução com explosivos

Nessa quinta-feira (03), policiais militares do 9º Batalhão participaram de uma instrução com explosivos, em Cachoeiro de Itapemirim. O treinamento foi realizado na Explo Brasil, empresa de explosivos utilizados tradicionalmente no ramo de rochas ornamentais, e foi aplicado para militares integrantes da 1ª Instrução de Nivelamento para Novos Integrantes do Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Unidade.

De acordo com o Comandante do GAO e também coordenador da instrução, Aspirante José Maria Casagrande, o objetivo do treinamento foi orientar sobre o manuseio de explosivos para prevenir possíveis ocorrências com uso do material na região.

“Na oportunidade, fomos bem recebidos pelo Sr. Joelmo Pontes, proprietário do local, que, juntamente com sua equipe, ofereceu uma instrução a respeito dos explosivos fabricados, discorrendo sobre as características, composição e demonstração prática das detonações. É importante esse conhecimento, pois as primeiras providências tomadas em ocorrências dessa esfera serão cruciais para o prosseguimento da equipe especializada e a consequente estabilização da ordem”, afirmou o comandante.

O Aspirante Casagrande ressaltou ainda que ocorrências envolvendo utilização de explosivos ou suspeita de bombas é atribuição do Batalhão de Missões Especiais (BME), especificamente da Companhia de Operações Especiais (COE), com sede em Vitória. Entretanto, o GAO atua na condição de 1º interventor em ocorrências desse tipo nos municípios do Sul do Estado.

“A finalidade é adaptar os policiais recém-ingressos a atuar em ocorrências de maior complexidade, ou seja, que vão além da capacidade operacional ordinária da força policial local. Eles precisam estar preparados diante de qualquer cenário adverso que ofereça riscos à sociedade e à abordagem policial, cuja natureza demanda uma série de conhecimentos específicos, como crises com reféns localizados, distúrbios civis e ocorrências envolvendo artefatos explosivos”, explicou.



Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard