Teve fim nesta terça-feira (08) a primeira etapa do curso de nivelamento profissional para novos integrantes do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 9º Batalhão. A instrução, com início em 29 de fevereiro, habilitou 14 policiais militares para dar prosseguimento ao próximo nível do curso, que é o estágio profissional supervisionado.
A bagagem téorica e prática das primeiras instruções já intensificou o conhecimento dos participantes no que tange às doutrinas de patrulhamento tático motorizado, abordagem à pessoa, a veículos e também em edificações.
Os integrantes tiveram contato com disciplinas de tecnologias não letais, escolta, blitz, bloqueios, procedimentos de primeiras intervenções em gerenciamento de crises, além do patrulhamento em área de alto risco, choque ligeiro e patrulhamento ostensivo em eventos, patrulhamento rural, armamento e equipamento policial e também ações de emboscada e contra emboscada com viaturas.
Nesta nova etapa, que já começa na próxima semana, os militares serão instruídos a alinhar a carga teórica e doutrinária ministrada durante as instruções de nivelamento ao cotidiano prático operacional, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações reais, sob supervisão da equipe GAO.
Após a conclusão do estágio operacional, previsto para o fim do mês, os novos integrantes estarão habilitados e devidamente capacitados a atuar em ocorrências de alta complexidade nos diversos cenários urbanos e rurais que constituem a região de abrangência da unidade.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573