Uma equipe de serviço da 3ª Cia do BPMA (Batalhão de Policia Militar Ambiental), na madrugada da ultima sexta-feira, dia 16, montou uma campana numa área de preservação ambiental da empresa Suzano Celulose – situada no município de Conceição da Barra-ES, onde após observação de equipes de serviço quando em fiscalização na floresta nacional do Rio Preto, detectou a presença de inúmeros “puleiros” dando conta da ação ilícita de caça.
Quando os militares adentravam na mata com objetivo de montar uma “espera” (ato de aguardar o caçador quando em investida num local pré-determinado), se deparam com o caçador E.A.O armado, o qual ao avistar a equipe, empreendeu fuga, sendo capturado após cerco tático quando tentara transpor uma área brejosa.
Com o acusado foi encontrado armamento de caça, munições e outros apetrechos. Dando sequencia a ocorrência de crime ambiental, os militares prosseguiram para a residência de seu pai onde localizaram uma moto de sua propriedade, e dentro do congelador localizaram um animal da fauna silvestre da espécie gambá.
Os PMs apreenderam também a moto por ter sido adquirida em Fevereiro do corrente ano e até a presenta data ainda não havia sido licenciada. O acusado foi encaminhado a presença a autoridade policial do DPJ de São Mateus, a qual adotou a medidas judiciais que o caso requer.
A Polícia Militar Ambiental orienta que a caça de animais silvestres constitui crime previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa. Além disso, portar armas de fogo sem autorização, também é crime conforme o artigo 14 da Lei 10.826/03, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573