Na última sexta-feira (29), a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) concluiu o Curso “Crack, é Possível Vencer”, em parceria com o Ministério da Justiça/SENASP.
Ao todo, participam do curso 42 policiais militares que atuam nas Unidades Operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória, uma militar do Corpo de Bombeiros, cinco agentes da Guarda Municipal de Vitória e um delegado da Polícia Civil. Os discentes tiveram aulas sobre uso de bastão (controle de contato) e utilização da pistola de choque SPARK, além de realizarem uma passagem na pista de aplicação, onde cada dupla de policial utilizou o aprendizado do curso em três cenários de crise controlando cada situação sem uso de armamento letal.
O delegado Thiago Gomes Viana, que atua há dois anos no DPJ de Vitória, afirmou que o curso o fez entender com mais clareza os casos que envolvem as pessoas em situação de rua e em locais de cena de uso. “O curso nos possibilitou entender com mais clareza o que o cidadão que vive em situação de rua passa, seu estado psicológico, suas necessidades, bem como os usuários de drogas que vivem em locais de cena de uso. Minha avaliação de casos mudará daqui para diante, pois o curso nos levou à locais onde as pessoas buscam retomar suas vidas”, ressaltou.
A Subtenente do Corpo de Bombeiros, Rosemary Félix da Silva, disse que a visita aos órgãos de acolhimento e as palestras sobre uso e abuso de drogas serão fundamentais para seu trabalho. “Atuo com usuários de drogas pelo Corpo de Bombeiros. Tudo que aprendemos aqui trouxe para mim ferramentas que serão muito úteis nos atendimentos e no encaminhamento de casos de recuperação”, salientou.
Já o agente da Guarda Municipal de Vitória, Diego Heringer, que atua na chamada “Patrulha Social” da guarda municipal na Enseada do Sua disse que se sente mais capacitado para este tipo de demanda. “Saber abordar, verbalizar, encaminhar e, se preciso for, imobilizar, fará a diferença entre estar seguro ou não na abordagem, tanto para nós guardas municipais quanto para o abordado em situação de rua”, afirmou.
O Major Sandro Campos da DDHPC, coordenando do curso na PMES, frisou que “nosso trabalho é constante. A sociedade muda e nós, agentes da segurança pública precisamos entender essas mudanças e nos adequar para melhor servir a sociedade. Alguns dos formandos deste curso atuarão diretamente no programa do governo federal “Crack é Possível Vencer”. Temos planejado mais cursos como este para o ano de 2015, além de investir na integração das forças policiais para atuarem em sintonia com a comunidade”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573