No sábado (18), após denúncia sobre o funcionamento de uma rinha de galo, em Linhares, policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental resgataram 11 galos que estavam no local, no bairro São José.
Os animais foram encontrados com as esporas cortadas e com escoriações, sendo que duas aves estavam acondicionadas em gaiolas com pouca iluminação e ventilação, com espaço reduzido para movimentação, no quintal da propriedade.
Além das aves, também foram encontrados objetos comumente usados em rinhas de galo, sendo apreendidas 12 esporas plásticas e dois arcos com serras, supostamente utilizados para a retirada das esporas.
Diante da constatação do crime de maus tratos, os animais e os objetos foram apreendidos e encaminhados para o plantão policial do município. Em seguida, os animais foram encaminhados ao Projeto CEREIAS, em Aracruz.
No momento da apreensão dos galos, o proprietário não estava na residência, porém durante a confecção do boletim, A.M.M., de 49 anos, compareceu ao plantão policial, apresentando-se como proprietário dos animais.
A Polícia Ambiental orienta que atos de abusos e maus-tratos de animais configuram crime ambiental e quem testemunhar essa ação deve procurar informar o fato aos órgãos ambientais para serem tomadas as medidas cabíveis.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573