Na tarde desta sexta-feira (19), vinte pássaros silvestres foram recolhidos por militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Linhares e Alfredo Chaves.
Em Linhares, durante patrulhamento no bairro Povoação, os policiais avistaram algumas gaiolas contendo pássaros penduradas em árvores, próximas a uma residência. Em contato com o proprietário da casa, ele informou que as aves pertenciam a um homem que também mantinha mais pássaros em uma construção próxima, onde a guarnição visualizou mais pássaros silvestres. Ao todo 15 aves foram recolhidas, pois nenhuma possuía anilhas de identificação, objeto de uso obrigatório e que contém as informações de registro do animal junto ao órgão ambiental. Nove canários-da-terra, cinco coleiros e um bico-de-lacre foram recolhidos, por estarem sendo mantidos em cativeiro sem autorização. O dono dos animais não foi encontrado.
Na zona rural de Alfredo Chaves, a equipe realizava o preventivo na localidade de São Sebastião quando avistou diversas gaiolas contendo pássaros silvestres na varanda de uma residência. O proprietário informou que os animais não possuíam registro junto ao IBAMA e que não tinha autorização do órgão para criar as aves. No local foram recolhidos quatro pássaros da espécie “catatau” e um da espécie “cigarrinha”, espécies ameaçadas de extinção.
Os policiais informaram que o infrator deverá comparecer à justiça por manter os pássaros em cativeiro de forma ilegal. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 5.000,00 por unidade de espécie em vias de extinção, conforme o Decreto Federal 6.514 de 2008.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Aldalea Antunes Beltrame
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573