A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), em continuidade às visitas in loco e ao diagnóstico de todos os Conselhos Interativos em atividade no estado, realizou nessa quinta-feira (23), palestra informativa e o reconhecimento ao Conselho Interativo de Segurança Pública de Rio Bananal.
O município faz parte da área de atuação do 12º Batalhão da PMES e conta hoje com 23.000 habitantes, sendo a principal atividade econômica a agricultura com ênfase na atividade cafeeira.
Segundo o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, major Sandro Roberto Campos, palestrante e responsável pelo diagnóstico em todo o Estado, “cada um desses espaços precisa ser visitado e os serviços que desempenham necessitam ser divulgados e ganharem o reconhecimento da sociedade como um todo, principalmente a conquista desta e sua participação contínua”.
Segundo o oficial, “os Conselhos Interativos no Estado sofreram ao decorrer dos anos sérias descontinuidades, sobretudo quanto às dificuldades da mobilização da sociedade e participação da mesma”. Neste sentido, a DDHPC está levando a cada um deles a mensagem da “continuidade” e levantar informações quanto aos seus funcionamentos.
O evento foi aberto pelo Presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Rio Bananal, Fernando Freitas Curty, que apresentou a ordem do dia e realizou breve explanação sobre as atividades do Conselho local. “Para o Fernando a visita da DDHPC foi um grande aprendizado, além de um grande estímulo para continuidade dos trabalhos do conselho. É extremamente positivo, pois apesar das dificuldades, essa interação é muito importante e necessária porque ajuda a conhecer a realidade de forma mais ampla”.
Para o Comandante do 12º Batalhão da PMES, tenente-coronel Evandro Teodoro da Silva, “a importância desta iniciativa da DDHPC está no fortalecimento dos conselhos Interativos que estão em atividade e o fomento para continuidade daqueles que estão desativados, além da continuidade e da institucionalização da filosofia da Polícia Comunitária como projeto de Estado e não de governo”.
O evento também contou com a presença e participação de várias autoridades, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, além do Presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares, Márcio. Segundo Marcio, “as visitas e o reconhecimento dos trabalhos dos conselhos é de suma importância para que a população conheça a realidade da Segurança Pública e a função da Polícia, bem como apoiar outros órgãos, encaminhando solicitações, oferecendo sugestões para resolução de problemas e assim garantindo uma participação efetiva nessa luta”.
O encerrando dos trabalhos se deu através da entrega de um Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Interativo de Rio Bananal como forma de reconhecimento de seus serviços prestados à sociedade capixaba e de sua existência enquanto importante polo de construção local de políticas públicas de segurança.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573