Na manhã desta terça-feira (08), na sede do 4º Batalhão, a Polícia Militar se reuniu com representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Vila Velha e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Serviços Urbanos de Vila Velha, para iniciar à ação de integração, referente à situação de pessoas em situação de rua do Município.
Na reunião estiveram presentes também, o Comandante da 13ª Companhia Independente. Major Marcio Vieira Hollanda, o Chefe P/4, Major Mario de Oliveira Fernandes Junior, o Chefe P/3, Capitão Walter Francisco de Araujo Filho, o Comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão Capitão Sérgio Alexandre Barbosa Vieira. O delegado da Polícia Civil, Dr. Marcelo Nolasco de Abreu, o Major Claudionor Lopes Rassele, do Corpo de Bombeiros, a Secretária de Assistência Social do Município de Vila Velha, Ana Cláudia P. Simões Lima, o Sub Secretário de Serviços Urbanos, José Fernando Pereyra e o Sub Secretário da Guarda Municipal de Vila Velha, Samuel Vicente Barcelos Nunes.
O objetivo da reunião foi apresentar o cenário no município de Vila Velha em relação às pessoas em situação de rua (moradores de rua), buscar formas de atendimento, compreender os motivos que os levaram à essa situação, conhecer e aprimorar as ações desenvolvidas de cada instituição, para atender essas necessidades específicas.
O Coronel Welington da Costa Ribeiro explanou sobre sua vivência no atendimento às pessoas de Situação de Rua do Município de Vitória: “O primordial é entendermos que estamos lidando com seres humanos, e por isso devemos agir sem preconceitos, sendo muito importante a atuação conjunta da Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar e Guarda Municipal, em um trabalho ininterrupto e através de uma equipe específica para essa demanda”, disse.
Na avaliação do Sub Comandante do 4º Batalhão, Major Leonardo Nunes Barreto, é necessário a aproximação das ações dos diversos atores juntamente com a Polícia Militar: “as instituições podem interagir a favor do Município de Vila Velha, unindo esforços e estratégias de atuação que resultem em um atendimento de qualidade às pessoas em situação de rua, visando oportunidades de qualificação profissional e consequentemente a reinserção social”, afirmou.
Segundo a Secretária de Assistência Social do Município de Vila Velha, Ana Cláudia P. Simões Lima, no período de 15 de maio a 16 de julho deste ano, foram feitas 279 abordagens a pessoas em situação de rua no município de Vila Velha, pela sua equipe de ronda, que é composta por um psicólogo, uma assistente social, um cuidador social, além do motorista, que atuam das 8h até as 0h, todos os dias.
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Assessoria PMES:
1º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857