Governo do Estado do Espírito Santo
19/12/2013 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 12h03

Polícia Militar tem a primeira coronel do quadro de oficiais combatentes

A Polícia Militar do Espírito Santo tem a primeira mulher promovida ao cargo de coronel do quadro combatente, ainda durante ativa. A promoção da coronel Josette Baptista ocorreu essa semana, após 30 anos de carreira dedicados a instituição.

“O meu sonho de ser policial militar foi se construindo aos poucos, meu objetivo quando entrei para Polícia Militar era de ter um emprego, de passar no concurso e ter um cargo efetivo, mas ao longo do tempo aprendi a gostar da instituição, a qual hoje me dedico”. Destacou a coronel Josette Baptista, recém promovida ao o mais alto posto da Polícia Militar.

A história da coronel Josette dentro da PMES teve inicio em agosto de 1983, quando ingressou no 1º Curso de Formação de Sargento Feminino. Já em 1987 preencheu uma vaga no quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar, com outras três mulheres da turma.

“O início da carreira como sargento em 1983, foi marcada por muitas dificuldades, pois as resistências eram enormes dentro e forma da PMES, contudo, o resultado foi extremamente positivo, pois essas militares fizeram parte da vanguarda na PMES, mostrando que mudanças são sempre possível, desde que haja dedicação e amor pelo que se esta fazendo”.

Formada em História, com mestrado na mesma área, além de possuir vários cursos de especialização na área da educação, dedicou cerca de 12 anos de sua carreira a área de ensino e instrução da PMES. Por 10 anos ministrou aulas de didática para os Cursos de Formação de Oficiais.

Na área operacional, foi subcomandante, por três anos, do 7º Batalhão, Unidade responsável pelo policiamento em Cariacica e por dois anos no 4º Batalhão, que atende o município de Vila Velha. Também ocupou o mesmo cargo no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), além de ter sido Diretora Adjunta Administrativa da Diretoria de Saúde.

“Chegar ao cargo de coronel é uma realização profissional para todos os oficiais, imagino que não há nenhum que não tenha tal objetivo”. Destacou a coronel Josette.

A oficial permanece na Instituição até o ano de 2014, quando passará para a reserva remunera. Após encerrar sua carreira militar prende voltar a ministrar aulas ou se tornar empreendedora e abrir um negócio. Ainda não decidiu, disse a coronel Josette Baptista.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard