Governo do Estado do Espírito Santo
18/10/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h39

Polícia militar socorre macaco que sofreu descarga elétrica

A Polícia Militar Ambiental foi acionada na sexta-feira (18), no município de Apiacá, a fim de recolher um macaco sagui na área urbana do município. Segundo a sargento Analzira que atendeu a ocorrência, o animal foi recolhido por uma moradora após sofrer uma descarga elétrica quando estava em um poste.
 
Após o recolhimento, a moradora registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil por estar levando o animal silvestre para sua residência e acionou a Polícia Ambiental.
 
O animal foi levado pelos policiais ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, e atendido por uma especialista em animais silvestres, onde foi medicado e está sendo submetido a exames.
 
Roberta Jorio, que recebeu e está cuidando do macaco, informou que o animal é uma fêmea adulta, pesando oitocentos gramas e pelos exames complementares, apresenta uma fratura na região cervical, mas que novos exames serão realizados. “Ela ficará em observação e vamos avaliar a resposta aos medicamentos juntamente com novos exames, para termos uma resposta conclusiva”, disse.
 
Para a policial, ocorrências desse tipo mostram que esses pequenos animais silvestres estão cada vez mais inseridos nas áreas urbanas, onde buscam alimentos em residências. “No geral isso ocorre quando as construções urbanas começaram a invadir as áreas de floresta, diminuindo a oferta de árvores frutíferas e outras espécies de plantas utilizadas como fonte de alimento. Não sabemos se esse é caso específico, até porque esse animal poderia estar em cativeiro em alguma residência próxima e ter escapado”, finalizou.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard