Governo do Estado do Espírito Santo
26/06/2017 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 13h45

Polícia Militar se reúne com representantes de sindicatos e empresas de transportes coletivos

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Militar, por meio do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) e do Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), recebeu representantes de sindicatos e empresas de transporte coletivos para tratar de assuntos ligados à segurança pública.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários), do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), representantes da Viação Águia Branca, da Polícia Civil, e prefeituras.

O objetivo do encontro foi fazer uma análise dos dados referentes aos furtos e roubos cometidos em transportes coletivos, de forma a subsidiar o planejamento das ações da Polícia Militar em conjunto com os outros órgãos de segurança, sindicatos e empresas envolvidas, para que a incidência desses crimes seja minimizada.

De acordo com o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, a Polícia Militar tem intensificado as operações de abordagens e cercos táticos com foco na segurança em transportes coletivos para inibir a ação dos criminosos e, sobretudo, fazer com que os usuários desse segmento e demais cidadãos possam se sentir mais seguros com a presença policial.

Na oportunidade, o coronel Ramalho falou da importância dessas reuniões no sentido de se buscar soluções de forma conjunta, para que todos os órgãos discutam propostas e soluções para a adoção de medidas preventivas.

Em sua fala, Rosane Giuberti, diretora de operações da Ceturb, elencou algumas ações que vem sendo adotadas para reduzir o índice de assaltos, tais como o estímulo ao uso do bilhete eletrônico, as retiradas de dinheiro dos caixas com maior frequência, a implantação de catracas (roletas) altas, a inclusão de mais câmeras de seguranças dentro dos coletivos e terminais, entre outras.

Ainda na reunião foram apresentadas demandas a cerca das linhas de ônibus consideradas mais críticas e que necessitam de reforço na segurança. Além disso, a Polícia Militar colocou a intenção de redistribuir folhetos com dicas de segurança e condutas de comportamento que reduzem a possibilidade do cidadão ser abordado por criminosos.

Em tempo, a Polícia Militar informa que as reuniões com os sindicatos, empresas de transportes coletivos, Polícia Civil e prefeituras acontecerão mensalmente.


Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
Coronel Eduardo Nunes
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Assessoria PMES:
2º tenente Anthony Moraes Costa
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard