A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), está se preparando com a realização de várias reuniões pedagógicas e operacionais com o propósito de receber com a melhor qualidade possível os novos alunos soldados que deverão iniciar o curso a partir do próximo mês de março.
A Polícia Militar encontra-se em um momento de grande responsabilidade, pois estará realizando a formação, durante o ano de 2014 e parte de 2015, de aproximadamente 1900 novos soldados, sendo cerca de 1100 em uma primeira etapa, que irá de março/2014 a agosto/setembro/2014, e outros 800 que farão o curso entre agosto/setembro/2014 e fevereiro de 2015. Trata-se de uma meta ousada, contudo todos os setores envolvidos na formação dos novos soldados estão trabalhando diuturnamente para proporcionar a melhor formação que esses futuros policiais e a sociedade merecem.
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) receberá nessa primeira etapa 18 pelotões de alunos em formação. Já o 2º Batalhão, Nova Venécia, 3º Batalhão, Alegre e 5º Batalhão, Aracruz receberão cada um 03 pelotões para serem formados nessas unidades descentralizadas. Para realizar a formação com o máximo de qualidade possível estão sendo envolvidos um total de 478 professores, sendo que 250 possuem especialização e 34 possuem mestrado, além de um professor com doutorado. Dentro desse prisma é perfeitamente possível garantir uma formação com a transmissão de conhecimento de qualidade para os alunos soldados.
Esses professores estão participando de reuniões pedagógicas promovidas pela DEIP com o objetivo de que todos possuam uma mesma linha de procedimentos a serem adotados frente aos alunos em formação. Os professores civis também estão participando das reuniões pedagógicas e recebendo também o material didático que será utilizado pelos alunos. A ideia principal dessas reuniões é evitar comportamentos muito diferentes de professores frente aos alunos soldados, visto que, trata-se de uma formação com características diversas de uma formação tradicional, uma vez que, na formação militar algumas especificidades devem ser observadas, como por exemplo, os ritos militares: Disciplina, Regras e Horários.
Devido à formação ocorrer de forma descentralizada, ou seja, em outras unidades da PM diferentes da Unidade Escola (CFA), será necessário que haja uma fiscalização para que seja certificado que o ensino está sendo transmitido da mesma forma e com a mesma qualidade propostas pela Diretoria de Ensino ainda nos momentos antecedentes ao início do curso. Para isso será realizada uma supervisão técnica a cargo do Ten Cel Jailson Miranda, Adjunto da DEIP, em todas as unidades que receberão alunos soldados, como instrumento de acompanhamento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “É extremamente importante que acompanhemos de perto todo o processo de formação, só assim poderemos garantir que os futuros soldados passaram por um processo de ensino uniforme e com o grau de qualidade exigido pela Diretoria de Ensino”. Destacou o Ten Cel Miranda.
Segundo a Capitão Emília Alves, a ideia principal dessas reuniões pedagógicas é incutir nos professores uma metodologia de trabalho frente aos alunos soldados de forma a não criar situações muito dispares de comportamento entre professor e aluno, visto que se trata de uma formação com caráter diferenciado. “Passaremos aos professores, civis e militares, todas as normas da Diretoria de Ensino com relação à formação e também as Diretrizes do curso de formação, sendo que estas deverão ser observadas para que se crie uma homogeneidade na construção do conhecimento de cada futuro policial”. Frisou a Capitão da Diretoria de Ensino.
Já para a Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, Cel Josette Baptista, a missão de formar tantos policiais militares é um desafio que deve ser encarado com responsabilidade e compromisso, pois a grande maioria desses policiais permanecerá na corporação por 35 anos e será o espelho da Polícia Militar frente à sociedade capixaba. “Nós temos a obrigatoriedade de garantir a qualidade do processo educacional dos alunos soldados para que possam atender aos anseios da sociedade em ter uma polícia que atue dentro dos melhores padrões técnicos, éticos e de respeito aos direitos fundamentais do ser humano”. Enfatizou a Cel Josette.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c