Governo do Estado do Espírito Santo
29/09/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h08

Polícia Militar resgata guaxinim em Jerônimo Monteiro

Neste sábado (27), a Polícia Militar Ambiental foi informada por um morador do município de Jerônimo Monteiro de que havia um guaxinim ferido e acuado por um cão no bairro Pedregal.

Ao telefone, o solicitante, um homem de 40 anos, foi orientado a recolher o cão ou espantá-lo do local, mantendo vigilância à distância do animal silvestre até a chegada da equipe do BPMA.

No local, a equipe resgatou o guaxinim com os equipamentos de contenção e manejo de animais silvestres levando-o imediatamente até o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, sendo atendido por três médicos veterinários.

O mamífero foi identificado como sendo um guaxinim também conhecido por mão-pelada (Procyon cancrivorus), fêmea, pesando 5,7 quilos, apresentando segundo a médica veterinária Bianca Cardozo Afonso, laceração da cauda, provavelmente por mordida de cão doméstico, além de processo inflamatório nos membros pélvicos e cabeça, possivelmente em decorrência de brigas entre animais da mesma espécie.


Surpresa

O animal foi sedado para avaliação e limpeza das feridas, coleta de sangue, radiografia e ultrassonografia. Para a surpresa da equipe e dos policiais, a guaxinim apresentava um quadro de gestação com dois filhotes.

Bianca Cardoso, que cuida do guaxinim batizada pela equipe por “Yayá”, informou que o animal encontra-se bastante debilitado e magro. “Ela ainda passará por avaliação do cirurgião e provavelmente será submetida a uma cirurgia na cauda por conta do ferimento. O tempo estimado é que fique duas semanas em internação”, finalizou.

"Yayá" está em observação, se alimentando bem e foi removida para um viveiro espaçoso com bastante água e galhos para sua movimentação.




Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard