Governo do Estado do Espírito Santo
29/01/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h49

Polícia Militar recolhe felino em extinção em Colatina


Na manhã dessa quarta-feira (29), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheu um gato-mourisco em uma propriedade rural no distrito de Reta Grande, município de Colatina. A espécie está em extinção.

Os policiais ambientais foram acionados e o solicitante descreveu que havia capturado um gato-do-mato que vinha comendo suas galinhas há algum tempo.

Usando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, o animal foi recolhido e levado para a sede da 2ª Companhia, sendo avaliado e identificado pela policial ambiental, soldado Daltoé, que é bióloga, como um gato-mourisco.

Segundo Daltoé, o animal é muito raro na atualidade, pois, apesar de existir na maior parte do continente americano, está em risco de extinção devido à pressão sobre seu habitat.

O gato-mourisco, também é conhecido como jaguarundi ou gato-lontra, vive em florestas, se alimenta de pequenos mamíferos e aves que vivem no solo. Tem hábitos diurnos, ao contrário da maioria dos felinos, e vive solitário.

O animal está saudável e em estado asselvajado. Mesmo assim, foi encaminhado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, para uma avaliação mais detalhada e posterior soltura em seu habita natural.

Segundo comandante da 2ª Companhia, capitão Anderson Zambon, é importante que as pessoas ao se depararem com esse tipo de animal, que não tentem capturá-lo. “O melhor a fazer é manter contato com órgãos ambientais que possuem servidores treinados para captura, com mínimo risco para si e para o animal”, finalizou.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard