Governo do Estado do Espírito Santo
22/07/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h31

Polícia Militar recebe premiação do INOVES para o Programa Patrulha Escolar


Foi entregue na tarde desta terça-feira (22), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), o kit de premiação pelo projeto inscrito e vencedor do prêmio INOVES (Inovação na Gestão Pública) apresentado pela Polícia Militar referente ao Programa Patrulha Escolar, na categoria “Uso Eficiente dos Recursos Públicos”.

A premiação foi entregue pessoalmente pelo Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky e pelo Coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima ao Comandante Geral da PM, Cel Edmilson dos Santos e ao Maj Gelson Lozer Pimentel, coordenador da Patrulha Escolar que estava presente no HPM. A premiação é composta de 01 Microcomputador, 01 Notebook, 03 Tablet e revistas informativas. O valor dos prêmios é de quinze mil reais e é destinado a equipe vencedora e não a instituição.

O Inoves é uma premiação que estimula, orienta, reconhece e mostra resultados concretos, alcançados por meio de práticas empreendedoras de gestão pública capazes de melhorar a vida do cidadão e servir de exemplo para outras iniciativas. O Inoves não se trata de abstrações ou de incentivo a ideias criativas apenas, mas sim, a trabalhos consistentes que fazem diferença para a sociedade e criam um efeito multiplicador.

O Projeto Patrulha Escolar está inserida no Plano Estratégico 2011-2014 do Governo do Estado do Espírito Santo – Novos Caminhos. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação - SEDU e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - SESP, por meio da Polícia Militar do Espírito Santo – PMES.

O Decreto nº 7.437-E, de 25/06/1999, que instituiu o Sistema de Segurança Escolar – SISE, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, órgão de assessoramento normativo, deliberativo e executivo das ações permanentes e emergenciais de segurança nas escolas, visa reforçar a segurança por meio da atuação diária de policiais capacitados, dentro do ambiente escolar, com foco prioritário em ações preventivas. A Patrulha Escolar tem como objetivo à promoção junto com a comunidade escolar de um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, preservando os profissionais da educação e auxiliando no processo de cultura da paz, na busca de uma parceria eficaz para solucionar os problemas nas unidades de ensino.

O atendimento às escolas teve início no ano letivo de 2010, quando foram realizados 854 (oitocentos e cinquenta e quatro) atendimentos, sendo 76% (setenta e seis) por cento preventivos. As visitas às unidades de ensino foram ampliadas e, no ano letivo de 2013 foram realizados 5.700 (cinco mil e setecentos) atendimentos, sendo 98% (noventa e oito) por cento preventivos.

A participação no protagonismo infanto-juvenil, o resgate dos laços entre a família e a escola, trouxeram grandes resultados no desenvolvimento de um ambiente tranquilo nas 151 (cento e cinquenta e uma) escolas atendidas da Região Metropolitana da Grande Vitória. Atualmente a Patrulha Escolar atende aproximadamente 160 (cento e sessenta) mil alunos da rede estadual de ensino.

Esta atuação tende a fortalecer e disseminar a cultura de paz, entendida como um modo de pensar e agir que rejeita a violência e valoriza a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos e, desta maneira, agir como referências positivas para toda a comunidade onde os alunos estão inseridos.

É importante destacar que o Programa Patrulha Escolar foi iniciado pelo Cap Warner, que desde o início enfrentou grandes dificuldades, contudo nunca se furtou a encarar com otimismo as barreiras que se apresentavam e buscou ultrapassá-las com garra e apoio de todas as pessoas que vislumbravam no projeto um ganho real de qualidade para os jovens capixabas. Hoje o programa é conduzido pelo Maj Gelson Lozer que também não tem medido esforços para garantir que a Patrulha Escolar cresça ainda mais e alcance todo o Estado do Espírito Santo.

O Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, fez a entrega da premiação e parabenizou toda a equipe da PMES envolvida no programa Patrulha Escolar, enaltecendo a dificuldade de se conduzir um trabalho tão complexo que envolve as crianças e jovens que são o futuro do nosso Estado e do País. O Secretário disse ainda que somos funcionários públicos, no entanto, é como seres humanos que temos que nos comportar quando estamos diante de um tema tão espinhoso que envolve toda a população, pois, são esses adolescentes que, bem formados e acompanhados, darão retorno em dobro para a sociedade em um futuro próximo.

O Secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves, fez questão de frisar os excelentes números apresentados pela Patrulha Escolar nos últimos anos e enalteceu a perfeita sinergia entre os policiais militares e os diretores e superintendentes das escolas alcançadas pelo programa. “esse bom relacionamento tem proporcionado ótimos resultados, pois gera um envolvimento ainda maior de todas as partes envolvidas, inclusive dos familiares dos estudantes atingidos direta ou indiretamente pelo trabalho realizado em uma parceria altamente positiva para a sociedade”. Frisou o Secretário.

O Comandante Geral da PMES, Cel Edmilson dos Santos, também fez questão de parabenizar toda a equipe da Patrulha Escolar e destacou que o programa é uma de suas principais bandeiras de comando, pois entende a importância do acompanhamento educacional de nossos jovens. O comandante também frisou que não é possível conduziu uma instituição do porte da Polícia Militar sem a ajuda de todos os militares envolvidos na engrenagem, nesse sentido a Patrulha Escolar tem feito o dever de casa de forma brilhante e todos merecem o encômio do comando.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard